Como posso vender a minha casa depressa? Confira 15 dicas eficientes

Se quer investir numa nova casa ou precisa urgentemente do dinheiro do seu imóvel, então deve estar a perguntar-se: “como posso vender minha casa depressa?”.

Segundo as informações da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), para 2019 a estimativa é de, em média, 6 meses para a conclusão de uma venda.

Para quem tem pressa, 6 meses é uma eternidade. Por isso, reunimos neste texto, dicas para ajudar-lhe a arranjar um comprador para o seu imóvel em tempo recorde. Estamos seguros de que, ao colocar estes truques em prática, conseguirá reduzir o tempo de venda.

A dúvida: como posso vender minha casa depressa? 

Certamente, já sabe que as transações imobiliárias não acontecem do dia para a noite. Mas o que pode não saber é que há jeito, sim, de acelerar o processo – e é disso que vamos falar abaixo.

1- Preço

É extremamente importante que o valor da venda do seu imóvel seja condizente com o preço praticado na região. Não adianta querer lucrar muito e colocar um valor acima do metro quadrado na região. Você não irá conseguir vender em 90 dias, e tampouco em 30. O contrário também não é recomendado! Se baixar o preço para conseguir vender rápido, terá prejuízos. 

O ideal é fazer uma análise de mercado para conhecer o valor praticado na região. Além disso, também vale a pena contar com o auxílio de um especialista no mercado imobiliário. Este profissional poderá fazer uma avaliação da sua moradia e indicar os valores realistas praticados na região.

2- Documentos

De antemão, mantenha organizado todos os documentos que irá necessitar de apresentar para a conclusão da venda, tanto do imóvel quanto do proprietário. Lembre-se de que alguns documentos, como a Certidão do Registo Predial, devem ser emitidos com antecedência pelo menos seis meses. 

3- Especialista

Uma excelente forma de acelerar a venda do seu apartamento é contar com o apoio de um especialista imobiliário. Afinal, este profissional poderá guiá-lo nas diferentes etapas do processo de compra e venda, desde a divulgação do anúncio até a negociação com o comprador. 

Na Housfy, oferecemos o mesmo serviço de uma agência imobiliária, com a diferença que vendemos numa média de 60 dias e não cobramos as tradicionais comissões de mediação, apenas uma taxa fixa sobre o serviço.


4- Apresentação

Prepare-se bem para receber os interessados no seu imóvel. Mantenha a casa sempre arrumada para causar uma boa impressão. Além disso, tenha atenção aos odores, tanto do seu animal de estimação quanto de mofo. Não afaste o potencial cliente pelo mau cheiro.

5- Fotos

Invista em imagens de boa qualidade tiradas por um fotógrafo profissional, pois o seu imóvel depende de que as fotos causem uma boa impressão no interessado.

Também, no dia da sessão fotográfica, facilite o trabalho do profissional e prepare o imóvel para as fotos. Tire de vista móveis antigos ou outro detalhes que causam má impressão, como exemplo, uma toalha na banheira.

6- Portais imobiliários

Divulgue o seu anúncio nos principais portais imobiliários que operam em Portugal. Se tiver presença em vários portais, serão grandes as oportunidades do seu imóvel ser visualizado por potenciais compradores.

Mas lembre-se: a concorrência é grande e, muitas vezes, será necessário investir em destaque premium para que o seu anúncio apareça com um bom posicionamento nos motores de busca dessas plataformas.

7- Anúncio

Assim como as fotos, a descrição do seu imóvel é extremamente importante. Isso porque são esses dois recursos que irão motivar, ou não, uma pessoa a visitar a sua casa. Indique sempre as dimensões do imóvel, a localização, as condições da cozinha, a certificação energética, entre outros. Quanto mais detalhes, melhor. 

8- Despersonalização

É importante deixar o ambiente neutro, pois o interessado deve visualizar-se na casa nova. Portanto, retire de vista porta-retratos da família, quadros pregados na sala, pósteres de time nos quartos, ímãs de frigorífico e qualquer outro elemento muito pessoal que impeça o comprador de imaginar-se como morador daquela casa.

Fique atento também aos elementos do dia a dia, como loiça na cozinha e roupas íntimas no varal, que também devem ser guardados com o objetivo de neutralizar – e arrumar! – o ambiente.

9- Casa vazia

Já que a despersonalização é uma etapa importante da venda, aproveite para retirar da casa móveis e outros objetos que, de qualquer forma, irá desfazer-se. Além de agilizar a sua etapa de mudança, deixará o ambiente mais clean para receber possíveis compradores e melhorará a sensação de amplitude dos ambientes.

Caso precise alugar um espaço para deixar temporariamente alguns pertences e móveis antes de mudar para a nova moradia, considere contratar uma empresa de self storage.

10- Ajustes

Não que precisa remodelar o seu apartamento inteiro, mas pequenos ajustes ajudam a deixá-lo mais apresentável e dão uma melhor impressão sobre a conservação, o que aumenta as chances do imóvel ser vendido com rapidez. 

Na sua lista de pequenos reparos, vale a pena considerar substituir azulejos e maçanetas com defeito, ou então, consertar uma área com infiltração. Também é uma boa opção substituir o soalho de madeira se estiver manchado ou pintar a parede caso a pintura esteja desgastada. 

11- Agenda flexível

Para vender a sua casa rapidamente, terá de fazer algumas concessões. Uma delas é flexibilizar a agenda para receber os interessados, inclusive durante os finais de semana, que é quando a maioria das pessoas tem disponibilidade para visitar imóveis.

Ainda assim, priorize a apresentação da sua casa nos melhores horários de luminosidade, assim será mais fácil encantar os visitantes.

12- Informações

Deve ter na ponta da língua todas as informações acerca do seu imóvel e a zona envolvente. Por exemplo, para apartamentos, é comum que os compradores queiram saber o valor do condomínio, se o mesmo aceita animais de estimação e também se há opções de parqueamento na área (quando não há garagem). Já para as casas, o comum é perguntarem sobre obras estruturais recentes, área útil do terreno e se a vizinhança é tranquila.

Sempre perguntarão sobre comércio, serviços e outras facilidades da região. Antecipe-se, tenha em mente as respostas para as principais perguntas!

13- Pontos positivos

Reserve um tempo e, com calma, liste todos os pontos relevantes que são considerados um diferencial da sua moradia. O sol durante a manhã, os vidros duplos na janela, a banheira com hidromassagem, etc. Ao interessado, fará bastante diferença saber de todos os pormenores que tornam a moradia ainda mais atraente.

14- Sem pressão

Não pressione o potencial comprador nem transpareça que está desesperado para vender a sua casa. Durante a visita, deixe que o interessado sinta-se à vontade para conhecer o imóvel, sem pressioná-lo em relação às propostas.

15- Contrapropostas

“Como posso vender a minha casa depressa?”, pois uma boa alternativa é considerar contrapropostas. Portanto, flexibilize o que espera do negócio ao considerar receber diferentes propostas. Ou seja, caso a sua intenção inicialmente fosse apenas propostas com pagamento à vista, também cogite outros tipos de negócios, como uma possível permuta, crédito à habitação ou arrendamento com opção de compra.

Deja una respuesta