Quanto vale a minha casa? Saiba como avaliar corretamente

Aplicar um valor de mercado ao seu imóvel é o primeiro passo para vendê-lo rapidamente e, também, ser bem-sucedido na transacção. Contudo, se colocar um preço abaixo, o seu imóvel estará desvalorizado e você perderá dinheiro na venda. Por outro lado, se optar por um valor muito alto, não receberá contactos na proporção que deseja, portanto, tardará a vendê-lo.

É provável que, ao comercializar o seu imóvel, em algum momento já deve ter se questionado: quanto vale a minha casa? Nesse sentido, para descobrir o valor real, é necessário fazer uma avaliação do imóvel, usando uma plataforma online ou contando com o conhecimento de um especialista. Dessa forma, que sairá do âmbito das suposições para ter números realistas e concretos.  

Leitura recomendada: 4 maneiras de encontrar o melhor valor na avaliação de imóveis

Quais fatores influenciam em quanto vale o seu imóvel

Localização

A região do imóvel interfere diretamente no seu preço. Por exemplo, um apartamento situado na zona central de Lisboa vale muito mais do que outro localizado nos arredores da capital.

Tamanho

Outro fator que influencia muito é a quantidade de m² úteis que possui um imóvel. Ou seja, quanto maior for a casa, mais ela valerá.

Orientação

Quando um imóvel possui uma boa posição e é orientado ao sol, por consequência o seu preço tem tudo para ser mais alto. Isso porque, além da certeza de ter uma casa com boa luminosidade, o morador sabe que possuirá um imóvel energeticamente mais eficiente.

Garagem

Sem dúvida, há muitos proprietários que priorizam a garagem como um requisito para comprar uma casa. Por isso, esse espaço acaba por valorizar o imóvel.

Redondezas

A infraestrutura da região é outro diferencial na formação do preço. Se há supermercado, padarias, bombas de gasolina, farmácias, escolas, estações de transporte público e outras comodidades, então o valor de mercado da propriedade será mais alto.

Elementos internos

Ar-condicionado, sistema de aquecimento, roupeiros, cozinha equipada: todos essas características ajudam a elevar o valor de um imóvel.

Condição

Inegavelmente, o estado do imóvel reflete no preço final. Se está em perfeitas condições, terá um preço valor mais alto do que outro que necessita de remodelação ou reabilitação.

Espaços extras

Varanda, piscina, terraço, garagem box e jardim mais do que conforto são responsáveis pela valorização do imóvel.

Como descobrir quanto vale a minha casa?

Sem dúvida, você até pode ter uma estimativa de preço a partir da comparação com imóveis da mesma tipologia, situados numa mesma região.

Porém, a melhor maneira de formar o valor do seu imóvel é contar com auxílio de profissionais ou com ferramentas especializadas. É assim que “quanto vale a minha casa?” deixará de ser uma indagação. Com o fim de ajudar-lhe, listamos abaixo as modalidades de avaliação de um imóvel.

Peritos avaliadores

Os peritos avaliadores de imóveis são os profissionais capacitados para identificar o valor de uma propriedade. Eles podem atuar autonomamente ou por meio de uma empresa ou banco – o BPI, por exemplo, é uma instituição que oferece o serviço.

Primeiramente, o perito faz uma vistoria na casa, onde se analisa todas as características, como tipo de construção, acabamento, estado geral, data da construção, estado de conservação, etc. Elementos como a inserção geográfica e a infraestrutura circundante também são analisados.

Plataformas online

Para quem quer rapidez no processo, uma maneira de cotar o imóvel é usar ferramentas disponíveis na internet. Elas utilizam uma série de dados, desde as características do imóvel até informações sobre o mercado imobiliário na zona, para gerar um valor estimado. Com o uso de algoritmo, conseguem oferecer uma avaliação em tempo real.

Descubra agora o valor do seu imóvel com a ferramenta de avaliação gratuita da Housefy

Deja una respuesta