Arrendamento com opção de compra: uma solução eficaz

Arrendamento com opção de compra

Talvez esteja a pensar em dar um passo adiante e comprar um apartamento. E mais: talvez queira fazê-lo sozinho ou como casal. De qualquer maneira, se acha que está na hora certa, não deixe que nenhum empecilho seja limitador. Se o financiamento é um dilema para atingir o seu objetivo, há uma alternativa: o arrendamento com opção de compra.

O que é o arrendamento com opção de compra?

Como o seu próprio nome indica, trata-se de uma moradia com um contrato de arrendamento que destina parte da cota ao pagamento da aquisição, que só se concretizará mais tarde. Estes contratos têm uma duração geralmente de dois anos, embora seja possível acordar outra duração com o proprietário.

Após o período acordado do arrendamento, os inquilinos decidirão se compram ou não o imóvel. Se decidirem comprá-lo, o montante pago será deduzido do preço de venda. Caso contrário, outro contrato será feito ou os inquilinos terão de sair da propriedade.

Uma compra antecipada

Quando opta-se pelo arrendamento com opção de compra, qualquer valor pago é útil. Ou seja, você não está apenas pagando a renda, mas também adiantando o pagamento do seu futuro imóvel. É por isso que podemos considerá-lo como uma espécie de compra antecipada.

Arrendamento com opção de compra: uma solução eficaz

Arrendamento com opção de compra vs. poupança própria

Quando quer comprar um apartamento e pedir financiamento é muito difícil obter uma hipoteca de 100%. A maioria das entidades requer que os compradores contribuam com algum dinheiro de entrada. Tanto é que muitos bancos não financiam mais de 80% do preços de compra. Isto significa que os compradores devem financiar com as suas próprias economias mais de 20% dos custos. Quando você não dispõe deste montante adiantado, o arrendamento com opção de compra se torna a alternativa número um.

Assim que o contrato de locação expira, os compradores contribuem com um valor para quitar a dívida do apartamento. Esta contribuição provém das taxas pagas e pode representar 20% do preço total do apartamento. No entanto, se conseguir economizar algum dinheiro durante a duração do contrato de locação, então será mais fácil obter uma hipoteca.

Porque o proprietário está interessado?

Vender apartamentos desta maneira é uma grande oportunidade de negócio. Se o único comprador tiver dificuldades de financiamento, este tipo de renda pode ajudar a efectivar a venda. O que há de errado em obter retornos imediatos enquanto ajuda o seu comprador a reunir o valor correto? Nem todos querem arrendar neste tipo de modalidade No entanto, é uma alternativa a considerar.

Mas, quer queira ou não fazer assim, em Housefy, vamos ajudá-lo a vender o seu apartamento sem que pague as tradicionais comissões de agência.

Deja una respuesta