Quero arrendar apartamento… como faço?

Quero arrendar apartamento… como faço? Pois bem, os alugueres, geralmente conhecidos como arrendamentos, estão na moda em grandes cidades como Lisboa ou Porto. Afinal, os níveis de compra e venda de imóveis têm crescido nos últimos anos e o setor já vê uma luz ao fundo do túnel.

A legislação de arrendamentos ainda tem de se adaptar muito para conseguir fechar operações e ajudar o senhorio e o arrendatário a conseguir os seus objetivos quanto ao arrendamento de um imóvel.

A fim de ajudá-lo, hoje vamos mostrar como deve proceder se é um inquilino:

Verifique a identificação do proprietário

Antes de mais nada, ao assinar o contrato deve verificar a identificação do proprietário. Básico e seguro, comprovar que quem está a arrendar a casa é o titular. Se fizermos um pagamento e o remetente não for o inquilino, perderemos esse dinheiro porque, naturalmente, não pagamos a renda, pois o verdadeiro inquilino não a recebeu.

A sua imagem

O proprietário da casa não te conhece e, por isso, deve provar-lhe que é financeiramente sólido, seguro e que não deixará de pagar a renda, nem causará danos. Logo, o potencial inquilino deve entregar credenciais e documentação que demonstrem segurança. Só para exemplificar: folha de pagamento, declaração de rendimentos e, até mesmo, movimentos bancários.

Através da análise da documentação entregue pelo inquilino e da sua situação financeira, o proprietário irá decidir se o pagamento por parte do inquilino é seguro ou se necessita de uma garantia. Se for o segundo caso, o inquilino deve pagar uma caução de entrada, no valor acordado com o proprietário ou um aval, através da família ou do Banco.

Atenção ao contrato!

Ler e reler atentamente o contrato para certificar que as condições são vantajosas, na sua maioria. Certifique-se de que o preço, a duração e a responsabilidade quanto aos gastos são favoráveis.

Depois de assinado o contrato, devemos certificar-nos que a caução foi depositada e garantir que, quando terminar o arrendamento, é devolvida na íntegra. O proprietário está obrigado a fazê-lo, mas é sempre melhor verificar que foi feito corretamente.

Se tiver em atenção todos estes aspetos, a pesquisa de arrendamento será ainda mais fácil. E se é você que vai colocar o imóvel a arrendar, não se preocupe!


Deja una respuesta