Como vender uma casa sem Agência Imobiliária

Com as elevadas comissões das agências imobiliárias tradicionais, é normal que as pessoas acabem por optar por vender uma casa sem intermediários. Mas antes de se aventurar no mundo das vendas, vamos ver o que deve ter em conta sobre a arte de vender.

Como vender uma casa por particular: os primeiros passos

Depois de ter decidido que quer vender a sua casa, é hora de tomar algumas importantes decisões. Existe muitos aspetos a considerar para vender com sucesso. E terá de ter ainda mais cuidado se o fizer sem intermediários.

Preço

Praticar um bom preço de venda é essencial. Quando o preço é muito alto e especialmente se estiver acima da média da área envolvente, corre o risco de não receber nenhuma visita e muito menos ofertas. Além disso, deverá colocar-se no lugar de um possível comprador.

Ao sair com um preço muito baixo irá perder dinheiro. Por isso, trata-se de encontrar um preço justo e elaborar um bom plano para ser eficaz. Se conseguir lançar um bom preço, acredite que terá melhor chance de vender mais rápido e sair a ganhar.

Como encontrar o preço certo?

É muito fácil dizer que não pode sequer chegar a um preço muito alto, mas também não muito baixo. Então, como sabe se o seu preço está certo? Estudar o mercado é o melhor conselho que podemos dar-lhe, mas estudar o mercado com conhecimento e ajuda profissional.

Ao comparar preços com casas na área, tenha estes pontos em mente:

  • Os metros quadrados e o número de quartos.
  • Características como luz natural, zona de silêncio, bons vizinhos, etc.
  • Se possui um terraço, varanda, jardim, arrecadação, piscina.
  • O bairro e boa comunicação da zona.

Também pode consultar uma ferramenta on-line de avaliação de imóveis para definir o valor do mesmo. Usando inteligência artificial, essas ferramentas dão uma estimativa de acordo com os índices do mercado e as características do apartamento.

A Housefy, por exemplo, oferece uma plataforma gratuita de avaliação de imóveis, onde os clientes podem consultar gratuitamente o valor de uma moradia.

Assim que tivermos o preço de mercado, está na hora das fotografias

As fotografias são fundamentais para a venda de uma casa, é o que vai fazer o futuro proprietário clicar sobre o anúncio. A primeira impressão é a que conta e se as fotos não parecerem boas, certamente as pessoas não terão tanto interesse no imóvel. Por isso, invista numa boa sessão fotográfica, de preferência que seja profissional.

Para perceber a diferença de uma boa imagem, abaixo separamos duas fotos. À esquerda, trata-se de uma imagem amadora. Já na versão à direita, trata-se de uma foto profissional realizada por um fotógrafo da Housefy. Note que nesta segunda foto a qualidade da imagem é muito superior, principalmente em relação ao ângulo e à iluminação.

Requisitos para uma boa sessão de fotos:

  • O formato deve ser horizontal para posicionar bem nos portais imobiliários.
  • Em cada divisão, deve sempre haver uma foto que mostre todo o espaço. Se não houver, o fotógrafo deve fazer imagens de diferentes ângulos.
  • Se tiver uma boa vista, ela deve ser enaltecida numa fotografia.
  • Atenção aos espelhos, quadros e porta-retratos, pois podem gerar reflexos e prejudicar as fotos.
  • Valorize os elementos estruturais, como um belo piso ou uma cozinha equipada.
  • Acenda as luzes internas para ter uma excelente luminosidade.
  • Valorize os espaços externos, como jardins, piscinas, terraços, etc.

Como vender uma casa através de portais imobiliários

Portais imobiliários são essenciais para a venda de qualquer habitação hoje. Mas, cuidado! Não seja impulsivo, veja quais são os melhores e com referência on-line e publique o seu anúncio.

Pode ser mais importante ter em poucos, mas investir em posicionamento, do que tê-lo em muitos sem qualquer destaque. Afinal, com tantos imóveis publicados nas plataformas imobiliárias, muitas vezes será necessário pagar por um destaque premium. Idealista, Imovirtual e Casa Sapo oferecem este serviço.

Na Housefy, cada imóvel é publicado nos principais portais imobiliários de Portugal com posicionamento privilegiado. Isso assegura que estejam sempre em primeiro lugar nos resultados de buscadores.

Preparar a casa para as visitas

É importante que quando estiver a receber visitas de potenciais compradores, a sua casa esteja devidamente limpa e arrumada. Por isso, o objetivo é tentar fazer com que se sintam sobretudo em casa. Afinal de contas, o pretendido é que o imóvel se torne na sua nova casa. Portanto, fale sobre as vantagens e desvantagens.

Outra dica é preparar a sua casa de acordo com o Home Staging, uma prática cujo objetivo é deixar a casa atraente para motivar a compra por parte do cliente. Um das principais técnicas é despersonalizar o ambiente, que inclui retirar os objetos pessoais, como porta-retratos, para que o interessado consiga se imaginar vivendo na moradia. No Home Staging, privilegia-se uma decoração harmónica e neutra, que aumente o espaço e dê uma sensação de acolhimento.

Segundo passo: a concretização da venda

Se seguiu as nossas primeiras dicas, seguramente já deve ter uma lista de pessoas interessadas em comprar a sua casa. Abaixo, contamos-lhe na etapa mais burocrática, desde a negociação até a reunião dos documentos para finalizar a venda.

A negociação

É muito comum que o interessado queira negociar o preço de uma casa. Esteja preparado para receber as ofertas. Pode ser que o interessado tente um desconto com argumentos sobre a necessidade de remodelação do imóvel ou sobre a localização (ruídos na área, por exemplo). Também há os que tentarão uma permuta. Se é do seu interesse, deixe claro no seu anúncio que aceita troca de imóveis.

A depender da situação, poderá aceitar o valor proposto; caso contrário, poderá recusar ou então fazer uma contraproposta em que apresente os termos e valores pelos quais aceitaria seguir adiante com o fechamento. Se não está a contar com auxílio de um especialista imobiliário, deverá munir-se de informações, como o preço médio dos imóveis na redondeza e os pontos fortes e fracos da sua moradia, para basear os seus argumentos.

É extremamente importante, ao determinar o valor do imóvel, colocar um preço que lhe permita ter margem para negociação. Muitas vezes, para o proprietário, o trámite da negociação apresenta-se complicado. Se for o seu caso, não existe problema algum em procurar auxílio de um especialista imobiliário, que auxiliará profissionalmente em todas as etapas da transação.

Contrato-promessa de compra e venda (CPCV)

Embora não seja obrigatório, o CPCV é um documento assinado pelas duas partes, o comprador e o vendedor. Este documento serve para formalizar, antes do contrato definitivo, a compra no prazo e nas condições acordadas. Nesta etapa é comum que se pague uma quantia, denominada sinal, que serve de garantia legal para as duas partes.

A documentação

Previamente, reúna toda a documentação necessária por dois grandes motivos. Primeiro porque dá mais segurança ao interessado para concluir a transação. Segundo, facilitará a sua vida na hora de

Certidão de Registo Predial

Trata-se de um documento emitido pelo Instituto dos Registos e do Notariado, que reúne todos os registos realizados sobre o imóvel – também inclui os que estão pendentes. A Certidão de Registo Predial tem validade de seis meses e pode ser requerida online na plataforma Predial Online sob um custo de 15€, ou no balcão da Conservatória do Registo Predial, pagando 20€.  

Caderneta Predial 

Denominada também Certidão Matricial, a Caderneta Predial reúne a situação fiscal do imóvel e traz informações como a localidade, características (ano, tipologia, orientação, etc.) e dados sobre os proprietários. Há possibilidade de emiti-la de forma gratuita no Portal das Finanças ou presencialmente num balcão da Autoridade Tributária e Aduaneira. Recorda-se que o documento tem validade de 12 meses.

Licença de utilização

Este documento determina o tipo de uso do imóvel. Ou seja, ele esclarece se a finalidade é habitacional ou não habitacional. A emissão é feita numa Câmara Municipal da região do imóvel. Porém, não é um documento exigido para edificações construídas antes de 1951.     

Planta do imóvel

A planta do imóvel traz informações da distribuição, como áreas bruta, útil e do terreno. É possível obter a planta do imóvel por meio de uma Câmara Municipal.

Certificação energética

O certificado de eficiência energética informa o a eficácia energética da casa numa escala de A+ (muito eficiente) e F (pouco eficiente). Este documento é emitido por técnicos habilitados da Agência Nacional de Energia (ADENE) após uma vistoria. 

Ficha Técnica da Habitação (FTH)

Trata-se de um documento que descreve as características técnicas e funcionais do imóvel, inclusive o nome do profissional responsável por assinar o projeto. Caso necessite de uma segunda via da FTH, deverá emiti-la na Câmara Municipal mediante o pagamento de uma taxa. 

Conclusão

Como vimos, há muitas coisas para ter em mente quando decide vender uma casa. Mas claro, entendemos perfeitamente que as comissões das agências imobiliárias tradicionais são demasiado pesadas e que não se pode pagá-las ou simplesmente não nos apetece deixar 15.000€ ou mais para vender a casa.

E nós concordamos completamente. É por isso que a Housefy não cobra comissões, simplesmente facilitamos todo o processo entre o proprietário e o comprador. A nossa equipa encarrega-se de posicionar o imóvel nos principais portais imobiliários e tratar de toda a burocracia associada.

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