Saiba como consultar certificado energético

O certificado energético é um documento que informa ao proprietário sobre o consumo de energia e as emissiões de CO2 que emite um propriedade.

Em Portugal, a certificação energética é um documento exigido em todos os contratos de compra e venda. A responsabilidade de obter o certificado energético é do proprietário da casa, que deve contratar um profissional ou empresa que realize o serviço.

Qual procedimento realiza o técnico?

O técnico certificador faz uma série de medições. Entre elas, a revisão e inspeção dos sistemas, como a calefação e a climatização.

Quando o especialista tem em mão a informação necessária, ele introduz em uma plataforma online para realizar o estudo da casa. Por fim, o sistema emitirá a certificação energética, a qual indica o grau de eficiência energética que tem a moradia.

O que significa cada informação do certificado energético?

A etiqueta energética é um documento que mostra a classificação energética do edifício. A escala varia entre sete letras, de A a G.

A letra A corresponde a um edifício mais eficiente energeticamente, enquanto a letra G, menos eficiente.

O certificado tem uma validade de 10 anos após sua emissão, embora varie em função de atualizações por parte do proprietário.

Como consultar certificado energético do meu imóvel

Se não tem certeza se o seu imóvel possui certificado energético, há maneiras de consultar o documento. A primeira delas é perguntar à empresa que pode ter realizado o serviço, que provavelmente terá cópia do informa.

Ou então é possível acessar o site da SCE e procurar o documento em Pesquisa de Certificados do SCE. Após preencher informações como tipo de documento, morada, freguesia, artigo matricial e fração autónoma, a ferramenta buscará em seu banco de dados.

Se não houver resposta, é necessário buscar um técnico para que realize o serviço.

O certificado energético é obrigatório para a venda do seu imóvel. Se precisar de ajuda com a questão, consulte nossos especialistas imobiliários.

Deja una respuesta