Vendo casa e agora? Saiba tudo sobre quanto custa vender um imóvel

vendo casa

Certamente, já ocorreu fazer a pergunta “como vendo uma casa?” a si mesmo. Uma das principais dúvidas de quem quer vender a sua casa é sobretudo sobre os impostos. Os proprietários que recorrem à Housfy para vender casa, perguntam sempre sobre quais as taxas que têm de pagar por vender um imóvel.

Na verdade, vender uma casa nem sempre é uma tarefa fácil. Para além das dores de cabeça, todo o processo pode revelar-se dispendioso. Selecionamos aqui neste artigo, a informação necessária que deve saber sobre os custos subjacentes à venda de uma casa.

Pode ainda acrescer dependendo do tipo de anúncio que quer optar, se por agência ou venda de particular, assim como comissões praticadas pelo seu banco. 

Comissões de agências Imobiliárias

Regra geral, se decidir colocar a casa à venda numa agência tradicional, esta tem liberdade de praticar comissões variáveis de 4% a 8% sobre o valor do imóvel. Isto porque, os custos associados às despesas de anúncios, de um consultor imobiliário e de suporte jurídico, estão incluídos nos honorários de agência.

Como forma de poupar dinheiro, pode optar por venda de particular para particular. Existem vários portais imobiliários especializados na venda do seu imóvel. A Housfy, dispõe de todas as regalias de uma mediação imobiliária em forma digital e com destaques e visibilidade em vários sites. Conta já com vários portais imobiliários nacionais e internacionais, entre eles com maior destaque: Casa Sapo, Imovirtual e Idealista.

Imposto sobre as Mais-valias

Segundo o Portal das Finanças, “consideram-se mais-valias ou menos-valias realizadas os ganhos ou perdas sofridas mediante a transmissão onerosa qualquer que seja o título porque se opere e, bem assim, os decorrentes de sinistros resultantes da afetação”.

Posto isto, entende-se como Mais-valias, todo o lucro resultante da venda ou permuta de um imóvel sobre o preço de compra. Por exemplo, se comprou a casa por 200 mil euros e vender por 300 mil euros, a margem de lucro é de 100 mil euros. Assim, é possível contar com um pagamento ao fisco, que pode ir até 50% do lucro obtido.

Para uma informação mais detalhada, pode informar-se no Portal das Finanças e recorrer a um simulador online para fazer contas às mais valias a pagar.

Outros Impostos

Além do imposto de Mais-valias, existe ainda outros importantes, como:

  • IMT – Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.
  • IMI – Imposto Municipal sobre o Imóvel.

Documentos Necessários

  • Certidão predial – 20 euros na Conservatória e 15 euros online.
  • Caderneta predial – 10 euros mas se pedir online no Portal das Finanças é gratuito.
  • Certidões emitidas pelas Câmaras Municipais – varia de cada autarquia e pode chegar aos 15 euros cada.
  • Certidões de Direito de preferência – 15 euros.
  • Certificação Energética – depende da empresa contratada e da dimensão do imóvel.

No caso de um Crédito Habitação associado ao imóvel:

  • Comissão a pagar ao banco pela liquidação antecipada do crédito. São alguns bancos que praticam esta comissão, por isso, informe-se junto da sua instituição bancária.
  • Cancelamento da hipoteca (Distrate) perante a Conservatória do Registo Predial – 60 euros.

Por isso, se precisar de uma consulta gratuita sobre o tema “Vendo casa e agora?“, entre em contacto connosco, sem qualquer compromisso! A nossa equipa de especialistas tem todo o prazer em ajudá-lo a resolver todas as suas dúvidas.

Deja una respuesta