Como avaliar uma casa usada

Saiba como avaliar a sua casa de forma fácil e prática. É necessário ter em conta alguns fatores sobre o imóvel pois são indispensáveis para conseguir fazer uma boa avaliação.

Fatores que influenciam o valor da habitação

A localização

É essencial descrever a orientação do imóvel e as acessibilidades, bem como o piso que se encontra. Possui uma representação substancial na altura de definir um valor. É importante especificar os serviços e o tipo de bairro pois são fatores que influenciam o valor por m².

Tipologia e disposição do imóvel

Este é um dos principais pontos de distinção ao avaliar uma casa. O seu valor mínimo varia consoante o número de assoalhadas e o tipo de imóvel, de TO a T5.
Além disso, a área total de uma casa é importante para determinar o valor porque indica se a casa dispõe de boas áreas, independentemente das divisões que possui.

Qualidade de construção

Este fator é a avaliado segundo os parâmetros de uma casa de construção recente ou antiga. Caso seja nova, será avaliado consoante os tipos de materiais e complementos que possui. Caso seja antiga mas tenha sido recuperada recentemente, será avaliada de outra forma. No entanto, se a casa for antiga e estiver em mau estado, uma vez que tem de ser renovada e sofrer obras, a localização e a tipologia do imóvel perdem tanta relevância.

Data de construção

A data de construção pode indicar várias características da construção utilizada, como: o tipo de materiais utilizados, tipo de construção, sistema elétrico, etc…

Portanto, é considerado importante referir na avaliação. Não invalida que, pelo ano de contrução, a casa não possua bons materiais de construção uma vez que, se estiver bem estimada, irá ter uma boa avaliação no mercado.

Eficiência Energética

Atualmente este parâmetro é considerado obrigatório para qualquer casa a ser vendida/ comprada e, para saber a que escala pertence a sua casa, deverá consultar o quanto antes.

A eficiência de um imóvel é caracterizada numa escala que começa no A+, sendo o valor mais eficiente, e termina no G, que representa um valor menos eficiente.

Complementos

Por fim, os complementos à disposição refletem um extra, muito valorizados na hora de saber como avaliar. Por isso, esteja atento se a sua casa possui varanda, sistema elétrico, tecnologia, espaços verdes, piscina, entre outros. Vale a pena considerar este aspeto pois pode fazer a diferença para o futuro proprietário!

Em suma, antes de comprar ou vender uma casa, tenha atenção aos principais aspetos de como avaliar uma casa, peça uma avaliação para saber o preço real de mercado. Fale com os nossos especialistas no mercado imobiliário e peça já a sua avaliação gratuita em Housefy.

Deja una respuesta