Como as PropTech estão a mudar o mercado imobiliário

A nossa imobiliária Housfy partilha as razões pelas quais o termo PropTech veio para ficar – revolucionar o mercado.

Durante anos, o setor imobiliário foi um serviço que não acompanhou os avanços tecnológicos. Apenas em 2015 é que se deu o verdadeiro boom, ano em que o investimento global de milhares de milhões, reunidos pelas startups de imobiliário digital.

Afinal o que são as PropTechs?

O termo PropTech é uma abreviação para Real Estate Technology ou Property Technology. Este termo foi atribuído a empresas que utilizam a tecnologia no mercado imobiliário. Desse modo, tornaram as respetivas transações mais eficientes.

Este é um mercado que emergiu nos anos 2000 e que só 15 anos depois se tornou tendência. Entre 2008 e 2017, o número de PropTech subiu de 176 para 1.274 a nível global. Isto é, corresponde a uma subida de 31.3 mil milhões de dólares, de acordo com a revista Forbes. No ano de 2018, registou um fundo capital de risco de 660 milhões de dólares apenas para este mercado, segundo as mesmas estatísticas.

De igual forma, as PropTech também têm vindo a atrair um grande número de investidores. Cerca de 46% estão dispostos a investir em startups ainda em fase inicial e 75% a financiar e a realizar investimentos de Séries A – atualmente, o número tem vindo a diminuir mas com maiores investimento. A “tecnologia de imobiliário” já conta com várias empresas de sucesso. Aos poucos ganharam destaque ao trazerem inovações Tech a tarefas diárias da população, tais como:

Realidade Virtual

Quem vende e procura casa pode, cada vez mais, disfrutar de uma experiência end-to-end a partir do conforto das suas casas.

De igual forma, a tecnologia também se tem revelado bastante útil para estágios embrionários, tais como casas ainda em projeto ou em renovação, ao proporcionarem ao cliente uma experiência emergente e sensorial em realidade virtual do qual será o resultado final.

Automatização

É uma ideia geral, associarmos a uma transação imobiliária um volume significativo de papelada. Porém, as empresas PropTech têm vindo a quebrar esta ideia. Não só pela informatização de grande parte do processo, como também pela transparência durante o mesmo.

A venda tradicional de uma casa deixa, por vezes, os intervenientes em total desconhecimento do que está a ocorrer com o seu imóvel. Outra vantagem é o facto do software das PropTech estar em constante atualização. Desta forma, garante que toda a documentação do processo esteja correta e devidamente legal. Do mesmo modo, também o proprietário é avisado de todas as etapas.

Por exemplo, se um certificado está prestes a expirar, o sistema notifica a pessoa responsável pela sua renovação. Assim, a automatização de tarefas administrativas, liberta mais tempo para uma vertente crucial em qualquer negócio: a excelência no serviço prestado.

“Uma das nossas principais tarefas é criar ferramentas que permitam ao nosso cliente ver e acompanhar todo o processo de uma forma mais transparente, simples e em tempo real.”

David Ruana, um dos primeiros programadores da Housefy

Através da plataforma, o vendedor tem acesso a todos os dados estatísticos dos portais imobiliários. Nomeadamente, onde a sua casa está inserida, todos os interessados, preço de mercado ideal, bem como às ofertas que vão surgindo, entre outros.

Big Data e Inteligência Artificial

As PropTech assumem a forma de uma plataforma ou app. Utilizam um algoritmo para definir o preço certo para que a casa seja vendida num curto período de tempo. No caso da Housefy é de 60 dias.

Este algoritmo lê e compara em segundos a base de dados do cadastro português, a informação de todos os imóveis disponíveis nos portais de imobiliário, assim como os dados internos sobre o mercado português. Após a compilação destes elementos, uma equipa de peritos analisa os resultados. No final, apresenta o preço indicado para a venda da propriedade.

“O nosso maior investimento é aplicado na formação de uma boa equipa de programadores internos”

Explica Albert Bosch, CEO e fundador da Housefy

Tecnologia Blockchain

À semelhança do termo “PropTech”, também a palavra “blockchain” é uma tecnologia ainda por explorar. Esta tecnologia, inicialmente associada à Bitcoin, tem vindo a aumentar a utilidade e enorme potencial em vários mercados. No caso do imobiliário, o uso das cripto moedas pode simplificar a forma como as transações se realizam. Uma vez que, já que eliminam muitos dos intermediários.

Em traços gerais, a blockchain permite a que cada indivíduo envolvido numa transação monetária tenha acesso a uma cópia da base de dados utilizada durante todo o processo. A principal vantagem é que está sempre em constante atualização. Aumenta sobretudo a transparência e confiança nesta tecnologia. Desta forma, acordos, contratos, acesso a contas, entre outras informações relevantes da transação, estariam igualmente acessíveis, para todas as partes, em tempo real.

“As PropTech representam um nicho de mercado que se está a tornar cada vez mais sólido e experiente. Acredito que daqui a uma década ou duas, este seja o modo de operação do setor imobiliário”.

Albert Bosch, CEO e fundador da Housefy

Imprensa Canela

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