Quanto custa colocar um elevador num edifício?

Praticamente todas as casas novas em construção têm um elevador, mas as casas mais antigas não têm este luxo. Isto pode ser um problema diário, especialmente em termos de conforto e para aqueles que vivem nos andares mais altos.

É por isso que muitas comunidades de vizinhos acabam optando por colocá-lo e, claro, estão questionando quanto custa colocar um elevador. Uma dúvida que vamos resolver no artigo de hoje.

Quanto custa pôr um elevador?

Quando a decisão de instalar um elevador é tomada, normalmente surgem alguns problemas, como o preço ou o espaço, veremos estes pontos para resolver todas as dúvidas.

O espaço

A forma mais rápida, fácil e económica de instalar um elevador é fazê-lo na escadaria. Para poder instalá-lo, é necessário um mínimo de 1.20m x 1.50m se for uma única prancha, mas no caso de duas pranchas, seriam necessários 1.20m x 1.70m.

No caso de não haver espaço suficiente na escadaria, outra opção será o pátio, embora neste caso seja mais caro e haja mais formalidades envolvidas, pois se o piso térreo for dono do pátio, as escrituras terão de ser modificadas.

Finalmente, caso nem o plano A nem o plano B funcionem, existe uma terceira opção. Sabes o que dizem, à terceira é de vez. Uma última opção é instalá-lo no exterior da fachada, as permissões da Câmara Municipal irão certamente demorar mais tempo, mas o trabalho é limpo. No entanto, é preciso garantir que a fachada tenha espaço suficiente e que não obstrua o calçadão.

O preço da instalação de um elevador

Agora que sabemos como devemos insistir, vamos falar de números, que é o que viemos a falar neste blog. Não podemos dizer um preço exato, já que dependerá de muitos fatores, mas podemos adverti-lo de que não será barato. Embora não possamos dar números exatos, podemos colocar alguns aproximados.

Um elevador, instalado sem problemas na escadaria custa geralmente entre 40.000 e 75.000 euros, embora varie de acordo com as alturas do edifício e os materiais que escolhemos para a obra. Se não houver espaço suficiente e for necessário criá-lo, ou seja, fazer obras na escadaria para poder colocar o elevador, o custo poderá ser entre 90.000 e 125.000 euros, no mínimo.

Como você pode ver, instalar um elevador é complicado e muito caro, e você terá que aprovar o derramamento com todos os vizinhos. Em vez destas dores de cabeça, não será mais fácil comprar um apartamento com elevador? Você pode consultar nossa lista de propriedades para encontrar seu novo apartamento com elevador.

Deja una respuesta