Transparência e segurança no setor imobiliário são a chave para ultrapassar a barreira digital

A Housfy, empresa digital líder em compra e venda de imóveis e o Badi, o aplicativo líder de arrendamento de quartos, reuniram mais de 60 executivos das principais empresas imobiliárias no Estrella Damm Space, centro de Barcelona Tech City para discutir sobre o impacto da Proptech nas grandes cidades com o objetivo de construir pontes de diálogo entre o setor imobiliário tradicional e as empresas Proptech na Península Ibérica.

Durante o encontro foram apresentadas diferentes questões para o futuro do setor, sendo a eficiência, transparência, segurança no arrendamento e na compra e venda de casas, os factores chave para superar os desafios que o setor enfrenta atualmente.

Principais conclusões sobre a PropTech e seu impacto nas grandes cidades

Mais de 50% da população vive em 2% do território, o que é um problema quando se trata de alcançar um modelo de cidade sustentável. A grande tendência de urbanização progressiva que se observa em todo o mundo é um grande desafio urbano, imobiliário e de mobilidade onde a tecnologia e especificamente a Proptech se tornam o aliado chave para resolver estes problemas.

Além disso, o surgimento de novas formas de convivência levou a novos modelos de habitação muito mais flexíveis, onde a tecnologia e a inteligência artificial proporcionam soluções, facilitando mudanças de residência de acordo com as necessidades de cada indivíduo, bem como de cada etapa de vida.

Grandes desafios esperam a PropTech

setor imobiliário

Os grandes desafios para a Proptech nos próximos anos são:

A legislação é necessária para incluir nas agendas do setor público o peso específico da Proptech, a fim de estabelecer uma legislação que favoreça um mercado residencial saudável e de mais fácil acesso.

A barreira digital ainda existente onde a confiança e a transparência são elementos essenciais.

Carlos Pierre, CEO e fundador da Badi, destacou a missão da plataforma de oferecer a melhor experiência de locação “verificando as salas publicadas e oferecendo um serviço de acompanhamento aos consumidores através de soluções tecnológicas, para ganhar em eficiência e dar confiança ao usuário”.

Por outro lado, Albert Bosch, CEO e fundador da Housfy, acredita que a melhoria na experiência do utilizador residirá na forma como o proprietário vende uma casa: “Chegará o dia em que compraremos um apartamento online sem nunca o visitarmos”.

Carlos Pierre, CEO e fundador da Badi, acrescentou que “a Proptech tem a responsabilidade de fornecer as ferramentas necessárias para garantir que o processo de renda de uma casa através do canal online seja transparente e eficiente – tanto na transacção como no pagamento“. A tecnologia tem proporcionado a confiança necessária num setor tradicionalmente opaco com a utilização de informação verificada garantindo, no caso do Badi, que as habitações publicadas são reais.

Além disso, Albert Bosch, CEO e fundador da Housefy afirma que: “O paradigma no setor imobiliário está a mudar e o seu papel é ensinar os proprietários a vender as suas casas digitalmente. As empresas imobiliárias que não se adaptam vão desaparecer. As principais empresas imobiliárias em 2020 serão digitais“.

Por sua vez, Miquel Martí, CEO da Barcelona Tech City, uma associação que representa mais de 1.000 empresas dos sectores tecnológico e digital, sublinha que

“No ecossistema espanhol existem cerca de 240 empresas a trabalhar no sector da Proptech. De acordo com vários relatórios, há um sentimento geral de que o ecossistema imobiliário está começando a atingir uma fase de consolidação. Parte desta consolidação vem de histórias de sucesso como Badi ou Housfy e da sua capacidade não só de fechar rodadas de investimento cada vez maiores, mas também do facto de parte deste financiamento vir de fundos internacionais. Este facto não pode passar despercebido: graças às histórias de sucesso, os fundos de referência consideram a cidade de Barcelona um bom local para procurar novas oportunidades de investimento“.

proptech no imobiliário

Neste sentido, o CEO da Barcelona Tech City comentou que a Associação criou diferentes grupos de trabalho de diferentes áreas. Neste caso, a Proptech’s é uma das mais numerosas e nas quais as diferentes áreas que se destacam no sector estão também representadas.

Novos modelos de negócio, novos tipos de activos a gerir, plataformas P2P, IoT, novos visuais, os grandes dados e tudo o que está actualmente a acontecer no sector sempre focado numa visão de futuro. Isto faz parte do compromisso que a Barcelona Tech City Association está a assumir para ajudar e colaborar no crescimento de um sector que não é apenas um modelo de negócio, mas também um modelo de negócio para o futuro“.

Deja una respuesta