Remodelar cozinhas: ideias que inspiram!

A cozinha é um dos espaços da casa que mais são utilizados, e devido ao seu uso constante, é natural que sinta necessidade de fazer algumas renovações nela, especialmente se a divisão tiver móveis mais antigos ou não for funcional. Remodelar cozinhas não é um bicho de sete cabeças, deixamos-lhe aqui algumas ideias do que pode fazer, em colaboração com o Habitissimo:

Dê uma nova vida aos móveis

Uma das coisas mais comuns numa remodelação de cozinha é a mudança dos móveis, para que se tenha mais espaço e para ajudar a modernizar o ambiente. Para aproveitar bem todo o espaço, aposte em móveis feitos sob medida, e personalize-os ao seu gosto. Se não tem um grande orçamento para remodelações e se os móveis ainda estão em boas condições, pode sempre pintá-los com tinta apropriada e mudar os puxadores. Algo simples, mas que faz a diferença!

Leitura recomendada: Casa & Decoração - Confira as tendências para 2020

Acrescente mais espaço com uma ilha

Se a sua cozinha tiver espaço suficiente ou se for aberta para outra divisão (como a sala de estar), pode acrescentar uma ilha, que sirva como divisória e como um espaço extra para arrumação. Existem muitos modelos de ilhas que se irão adequar à visão que tem do espaço, por isso pense bem naquilo que quer antes de avançar com este projeto, de modo a que o resultado final seja coeso!

Renove a sua bancada

Com o tempo, a bancada da cozinha pode sofrer alterações, graças ao uso que lhe é dado. Por isso, se quer renovar a cozinha, a bancada é um ótimo sítio para apostar. Escolha um material que se adeque ao uso que lhe vai dar: por exemplo, as bancadas em madeira são muito bonitas, mas não são muito resistentes, ao contrário do que acontece com o granito ou aço inoxidável. Se necessário, consulte um profissional para que, juntos, possam escolher o material que mais se adequa à sua cozinha.

Mude o piso da cozinha

Mudar o chão na cozinha pode fazer toda a diferença no ambiente que tem nesta divisão, especialmente se o piso estiver lascado ou muito gasto, ou se simplesmente não combinar com o resto da decoração. Hoje em dia, já existem várias soluções de piso em que não é necessário remover o chão antigo, como a resina epóxi ou o microcimento. Estes materiais são práticos, têm um custo de aplicação relativamente baixo, são duráveis e muito adequados a áreas mais húmidas, como é o caso da cozinha. Se quer algo mais tradicional, escolha azulejos que combinem com a decoração.

Alegre as suas paredes

Por vezes, tudo o que é preciso fazer é mudar as paredes! Se a sua cozinha é escura, escolha tons claros para aumentar a luminosidade do espaço e, se tiver uma cozinha maior, pode sempre colocar uma cor mais marcante numa ou mais paredes. Para algo ainda mais diferente, pode sempre colocar azulejos, na parede toda ou apenas numa parte da cozinha. Se quer um ambiente moderno e leve, escolha azulejos com padrões menos tradicionais e que tenham mais cor.

Aposte na iluminação

Este é um daqueles elementos a que normalmente não prestamos muita atenção, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final. Por isso, se vai renovar a cozinha, pense também na iluminação, no tipo de luz que deseja e em que locais a quer. Geralmente, costuma-se optar por algumas luzes mais gerais, que iluminem toda a divisão, e luzes em pontos mais específicos, como por cima do fogão e por cima da ilha de cozinha.

Esperamos que estas ideias lhe sejam muito úteis e lhe tragam mais inspiração para que tenha a cozinha dos seus sonhos!

Deja una respuesta