Passivhaus: A casa mais ecofriendly dos dias de hoje

ecofriendly

Embora o conceito de Passivhaus exista desde 1988, não ganhou importância até hoje. Apenas no momento em que a consciência ambiental permeia a sociedade.

O momento em que a eficiência energética se tornou uma das nossas principais preocupações. Foi neste ponto e não em outro que este conceito de casa passiva chegou aos nossos ouvidos. Mas o que são exactamente os Passivhaus e o que há de tão especial neles?


O conceito de Passivhaus

Uma passivhaus não é mais do que uma casa concebida e construída conscienciosamente para reduzir o consumo de energia entre 70% e 90%. Para que a casa seja qualificada como passivhaus, tem de cumprir determinadas normas de construção.

Estas especificações necessárias incluem: Um grande controlo das filtrações, um isolamento térmico de qualidade ou a utilização da energia solar em termos de ar condicionado.


O termo Passivhaus

Os professores universitários Bo Adamson e Wolfgang Feist criaram o termo Passivhaus em 1988. Conceberam este tipo de construção que minimizou o consumo de energia.

Hoje, este mesmo termo serve para definir o sistema de padronização concedido pelo Instituto Passivhaus, sem o qual uma casa não é considerada passiva.


Características principais

Uma das principais características das casas passivas é que obtêm um condicionamento natural. Isto significa que, sem ajudas externas, como ar condicionado ou sistemas de aquecimento, conseguem manter estável a temperatura do edifício. E como é que isto pode ser alcançado? Trata-se de a casa tirar partido dos contributos da natureza para lutar contra as suas consequências.

Nós explicamos: A casa tem que estar preparada para enfrentar as adversidades climáticas aproveitando a própria natureza. A fim de combater o frio, deve ter isolamento térmico e aproveitar a luz solar. Ao mesmo tempo, deve combater o calor com um bom sistema de ventilação e sistemas de protecção solar.

Uma Passivhaus é construída com materiais naturais de alta qualidade, janelas com ruptura térmica e sistemas solares passivos. Estes últimos utilizam a luz solar para climatizar a casa naturalmente.


Vantagens de uma Passivhaus

 Passivhaus

O principal beneficiário das Passivhaus é o ambiente. Reduzir o consumo doméstico de energia significa menos poluição. No entanto, não é o único beneficiário. Outra vantagem aponta diretamente para o nosso bolso.

Terá de apostar fortemente no investimento inicial quando comprar uma casa, mas esta pode ser recuperada no meio. Num país como Portugal, onde a fatura não pára de subir ano após ano, a poupança pode ser mais do que significativa.

A maioria dos Passivhaus fica na Alemanha e na Áustria. Lugares com maior necessidade de isolamento térmico do que a grande maioria das zonas de Portugal. No entanto, ao vender um apartamento, a eficiência energética pode ser muito importante e pode acrescentar valor à sua casa. E se a sua casa é uma Passivhaus, você certamente receberá a melhor classificação de todas.

Deja una respuesta