Como posso arrendar o meu apartamento?

Se há dias dávamos vários conselhos sobre como vender casa para não encontrarem surpresas desagradáveis, hoje, no entanto, vamos falar de outro tema: como posso arrendar o meu apartamento e obter uma renda fixa.

Uma vez que arrendar uma propriedade é algo sério, recomendamos que siga estes conselhos na hora de arrendar:

Repare o seu imóvel

A fim de que o imóvel cause boa impressão, é necessário o seguinte:

Camada de tinta: Não custa nada pintar o apartamento antes de o colocar a arrendar. A saber, não é muito caro, até o pode fazer você mesmo e, assim, estará a aumentar as possibilidades de atrair mais interessados

Retirar a tralha: Uma regra básica do arrendamento: não use como armazém uma casa que pensa arrendar. Dessa forma, não irá atrair possíveis inquilinos e, a longo prazo, podem vir a queixar-se disso.

Limpar todos os cantos do apartamento

Reparar danos: Se acaso há algo que não funciona devidamente, então o substitua para os próximos inquilinos da habitação.

Evitar móveis antigos: Se os móveis são antigos ou têm valor para si, sem dúvida, o melhor será trocá-los por outros mais práticos e modernos, para bem do proprietário e do inquilino.

Boas fotos

As fotografias que tiramos à casa são fulcrais. Ou seja, para captar a atenção de possíveis inquilinos é preciso ter boas fotos. Um apartamento sem fotos não será arrendado, mas um que tenha fotos más também não! Por isso, não basta apenas tirar umas fotos com o telemóvel, pois as fotos devem ter qualidade e devem causar boa impressão da casa, destacando os pontos positivos e disfarçar os pontos negativos.

Portais

Quer faça você mesmo a gestão do arrendamento, ou através de uma agência, certifique-se que está presente no maior número possível de portais imobiliários. Os mais comuns são Idealista, OLX e Imovirtual, embora existam centenas de portais onde pode publicar o seu anúncio.

Analise bem quem está a deixar viver em sua casa

Nos próximos meses, talvez anos, uma ou mais pessoas que provavelmente não conheça estará a viver na sua casa. Antes de deixar um qualquer inquilino entrar em sua casa, informe-se bem e analise-o.

Se costuma dar muitas festas, se tem um comportamento violento, se anda com pessoas perigosas, se pratica atividades ilegais no imóvel… Deve ser tudo analisado na hora de abrir as portas da nossa casa.

Aval

Peça ao interessado que lhe forneça documentação que mostre que poderá pagar a renda acordada: segurança social, declaração das Finanças, últimos movimentos, etc. Caso exista algum risco de não poder cumprir a 100% com o pagamento, é recomendado exigir um depósito de entrada ou um aval.

Garantia

Importante!!! É sempre recomendável pedir uma caução ao inquilino, que nos permita cobrir possíveis danos ocorridos em consequência da estadia do inquilino. Mesmo assim, é de considerar fazer uma apólice de seguros. Não perdemos nada em nos aconselharmos e avaliar se realmente pode valer a pena, ou não, esse investimento.

Se tivermos em conta todos estes fatores, de certeza que conseguimos arrendar rapidamente o nosso imóvel e teremos uma relação duradoura com o inquilino, sem problemas e sem preocupações. Se está interessado em arrendar um imóvel sem pagar comissões, na Housefy tratamos de tudo de forma rápida e transparente.

Deja una respuesta