Permuta de imóveis: quando vale a pena?

A permuta de imóveis é a troca de bens entre duas partes. Nesse tipo de transação, é possível trocar moradias, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais. Outro diferencial desse tipo de negócio é o fato de o pagamento não ser realizado em dinheiro, salvo alguns casos.

Por exemplo, se os valores dos imóveis trocados não são equivalentes, ou seja, um deles tem um preço muito inferior ao outro, exige-se que uma das partes complemente o valor oferecido. Nesses casos, desembolsa-se uma parte em dinheiro.

A permuta dos imóveis tem potencial em ser vantajosa para os dois lados. Porém, é importante que cada interessado saiba quanto vale o seu próprio bem e quanto vale o imóvel que será objeto da troca. Aí sim é certeza de que será um excelente processo de aquisição.

Leitura recomendada: Como saber quem é o proprietário de uma casa?

A troca de imóveis é segura?

Sim, a permuta de imóveis é segura. Trata-se de uma operação imobiliária com segurança jurídica, reconhecida como um processo legal. Assim que os proprietários se colocarem de acordo, é realizado um contrato promessa para a permuta, que informa o valor dos dois imóveis e será usado como valor de base para a escritura.

Uma outra dica para ter uma transação segura é apresentar todos os documentos do seu imóvel ao outro proprietário e pedir que ele faça o mesmo. Dessa forma, ambos terão mais segurança na negociação.

O que verificar antes da troca de imóveis

Antes de concretizar a mudança, é necessário atentar-se às condições do imóvel que receberá em troca, por exemplo. Observe se está em bom estado. Se não estiver, calcule quanto gastaria para melhorá-lo. Afinal, dependendo do gasto, pode acabar saindo no prejuízo.

Também, vale a pena saber o motivo pelo qual a outra parte optou pela permuta. Se for por algum inconveniente, como vizinhança, ruídos, problemas estruturais, com certeza será também um problema para você.

Permuta de imóveis: quando é vantajoso

Uma das grandes vantagens da troca de casas é que se trata de uma das negociações mais económicas do mercado imobiliário. Com as altas parcelas do financiamento de habitação, a permuta de imóveis é uma oportunidade para quem quer mudar de casa, mas não pretende ter dívidas de longo prazo.

Também, é uma operação recomendada nos casos em que o morador ou a família precisam mudar de cidade e trocam a propriedade por uma no lugar em que querem morar. Ou então, é vantajosa para proprietários que encontram dificuldades em vender seus imóveis.

Ainda, recomenda-se a permuta para profissionais que investem em imóveis e querem manter a rotatividade e a diversificação dos negócios.

Deja una respuesta