Já existe o Robô da casa do futuro?

o robot da casa do futuro

A casa do futuro está mais perto do que podes imaginar. Na verdade, em vez de lhe dar o atributo de “futuro”, chama-se Casa Inteligente. Graças a Nao, o robô da casa do futuro, foi apresentado na Ecomondo, a feira internacional de sustentabilidade em Rimini.

Se pensar na casa do futuro, provavelmente irá lembrar-se dos filmes ambientados nos próximos séculos, nos quais tudo é automatizado. Pense numa cozinha que possa preparar as suas receitas favoritas quando regressar do trabalho, ou numa cama que só possa ser reorganizada quando se levantar. Ou uma voz gravada que o acompanha ao longo da sua vida, desde o pequeno-almoço até à hora de dormir.


O robô da casa do futuro

O robô Nao foi projetado e construído por pesquisadores da Enea, com a intenção de tornar a casa inteligente. Através de uma mistura de tecnologia, o objetivo é ajudar e otimizar a vida em casa.

Nao funciona graças ao uso de sensores específicos localizados nas câmaras do robô e dentro da casa. O sistema de sensores que comunica entre a casa e o robô, é capaz de controlar os ambientes da casa. Noa é capaz de captar certos sinais, interpretá-los e comunicar quaisquer falhas, avarias ou arrombamentos.

Esta importante tecnologia permitiria, de facto, comunicar fugas de gás ou de água, alertar para um roubo em curso e até monitorizar a saúde dos habitantes da casa.


O projeto estendeu-se às cidades

O robô Noa faz parte de um projeto estendido que poderia ser aplicado às cidades. Desde a domótica até ao edifício e a todo o território urbano.

O objetivo é monitorar o que está acontecendo ao redor, controlar a poluição, o consumo e tornar as cidades mais seguras.

Deja una respuesta