Como saber quem é o proprietário de uma casa?

Muitas vezes quando estamos interessados num imóvel, vem-nos a pergunta à cabeça: quem é o proprietário da casa? Esta questão pode surgir por muitas razões, quer seja por curiosidade ou quer seja porque está interessado em comprar um prédio e necessita de saber quem está à frente do imóvel.

Hoje, neste artigo, referimos que passos pode seguir para conseguir saber quem é o proprietário do imóvel. Não se preocupe! A tarefa é menos trabalhosa do que imagina.

Localizar o imóvel

O primeiro que tem a fazer para ver quem é o proprietário é localizar a casa. Hoje em dia, é muito mais simples do que antes, graças à tecnologia. Existe uma série de aplicações para saber com exatidão onde se encontra o imóvel. Mas se não quiser aceder, pode simplesmente introduzir a morada no Google, poderá ter uma vista da rua onde está situado.

Além disso, também é muito importante que consulte a referência cadastral do imóvel através da morada do mesmo. Utilizando o site da Housefy poderá obter uma avaliação rápida do prédio que está à procura e, ainda, oferece-lhe o cadastro da propriedade. Além do cadastro, poderá verificar qual é o preço de mercado e se é acessível ou não.

Solicitar uma nota simples

Uma vez que temos todos os dados, o mais simples é ir ao Registo da Conservatória Predial. Ali, deve solicitar uma nota simples onde, como já comentamos em publicações anteriores, apresenta-se a titularidade e os encargos do imóvel que estamos a pesquisar. Geralmente o prazo para obter uma Nota Simples é de três dias.

Mas… é possível obtermos de qualquer imóvel? Bem, é verdade que poderá recorrer sempre ao registo à procura de informação sobre um apartamento ou uma casa caso se justifique o porquê de tal interesse. Ou seja, se estiver interessado em comprar a casa, não haverá problema. No entanto, o que é proibido é utilizar essa informação de forma pessoal para uma base de dados interna.

Há outras formas de saber quem é o proprietário?

Outra das formas é consultar um agente imobiliário para que lhe facilitem o trabalho. Além disso, a Internet também pode ser uma boa ferramenta, dado que graças ao avanço da tecnologia muitos dos processos já se encontram automatizados na Web.

Precisa do auxílio de um especialista imobiliário? Contate a Housefy!

Deja una respuesta