O novo Boom de produtos livres de plástico para o lar

produtos livre de plástico

O plástico tornou-se omnipresente nas nossas vidas e, nos últimos anos, tem-se falado cada vez mais de como limitar o seu consumo.

O problema da utilização excessiva de produtos de plástico está diretamente relacionado com o problema da eliminação de resíduos. Hoje queremos falar sobre as soluções que pode adotar em casa para começar a usar produtos livres de plástico no seu quotidiano.


Como limitar o consumo de plástico em casa

Há muitas marcas que estão trabalhando para oferecer soluções livres de plástico, especialmente para o lar. Vejamos como cada um de nós pode contribuir para reduzir o consumo de plástico a partir de casa.


Eliminar as garrafas de água de plástico

As garrafas de água de plástico são o objeto do dia a dia que mais plástico produz. Em muitos lugares, a água da torneira não só é potável, como também sabe bem e pode ser facilmente consumida.

Em outros lugares, como aqueles próximos ao mar, onde o sabor pode não ser agradável, outras soluções ecológicas podem ser adotadas. Tal como a aplicação de filtros de carbono que purificam o sabor e tornam a água da torneira boa para ser consumida. Ou então, compre garrafas de água Brita equipadas com filtros para aumentar o sabor da água da torneira.

Em qualquer caso, lembre-se que a água de casa é potável por lei. O município garante a qualidade e o consumo humano. Se o sistema de depuração for danificado, os cidadãos serão entretanto informados de que serão tomadas precauções.

Escovas de dentes biodegradáveis


Escovas de dentes biodegradáveis

Quantas vezes muda de escova de dentes num ano? Bem, multiplique este número por todos os habitantes do mundo e obtenha o consumo médio mundial de plástico derivado da escova de dentes!

Pode comprar escovas de dentes feitas a partir de outros materiais, por exemplo, as de bambu estão tendo um bom sucesso no mercado. Há também alternativas com cabos feitos de amido de milho e cerdas de nylon biodegradáveis. Se achar este tipo de produto difícil de encontrar, nos mercados mais populares encontrará todas as alternativas que o setor oferece a preços mais do que adequados.


Distribuidores de detergentes Eco-friendly

Cada vez mais cadeias de lojas estão a trabalhar para oferecer aos distribuidores de detergentes o pleno respeito pelo ambiente. O cliente preenche seu recipiente reutilizável diretamente na loja, e elimina o consumo de plástico.


Sacos de tecido reutilizáveis

Os sacos de plástico estão destinados a desaparecer, graças também às novas normas europeias que exigem a sua substituição por sacos biodegradáveis e reutilizáveis.

Sacos de tecido reutilizáveis

Os sacos de tecido são particularmente resistentes, pode lavá-los na máquina de lavar roupa e respeitar o meio ambiente. Habitue-se a manter um perto da sua porta, para que se possa lembrar dele sempre que sair para fazer as suas compras. O ambiente e a sua carteira serão beneficiados.


Escolha pacotes sem plástico

Quando faz suas compras, está habituado a avaliar as suas escolhas não só pelo preço, mas também pela embalagem dos produtos?

Pois bem, cada vez mais empresas estão oferecendo embalagens totalmente biodegradáveis. Habitue-se a não comprar produtos embalados com montanhas de plástico inúteis. A sua ação pode certamente fazer a diferença se escolher produtos livres de plástico!

pacotes sem plástico


Eliminar pratos de plástico

Pratos, copos, palhinhas e talheres de plástico estão prestes a ser banidos do mercado europeu, a partir de 2021, segundo as regras do Parlamento de Bruxelas. Você, também, deve começar a se adaptar! Quando faz uma festa em casa, um jantar ou um almoço em família, use alternativas ecológicas.

Você pode comprar talheres e pratos biodegradáveis, palhinhas de papel ou elegantes combinações de bambu que estão na moda hoje em dia. O setor sempre se adaptará, oferecendo soluções alternativas mais práticas e económicas ao plástico.

Deja una respuesta