Como poupar energia no Inverno? Veja os 5 truques infalíveis

poupar energia

O frio já chegou! E com ele, chegou a altura do ano em que as nossas contas aumentam substancialmente ao final do mês. Para conseguir combatê-lo, preparamos um artigo com algumas dicas sobre como poupar energia no Inverno.

A verdade é que ligar o aquecimento torna a casa muito acolhedora num instante mas não queremos que, mais tarde, fique em choque quando vir as contas no final do mês.

Como poupar energia?

Aproveitar a luz do dia

Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia, especialmente se tiver janelas grandes à disposição. Como? Deixe as persianas abertas nos dias de sol. Assim, faz com que aumente a temperatura ambiente da habitação e, com efeito, não precisa de ligar o aquecimento por algumas horas. À noite, deve baixar as persianas para que o calor acumulado durante o dia não desapareça.

Poupar energia no aquecimento

O aquecimento é o grande problema no inverno quando se trata de poupar energia. Ainda assim, para desfrutar de um uso mais eficiente de energia no nosso lar, podemos adotar alguns truques:

  • É recomendado a temperatura estar entre 19-21 °C . Por mais tentador que seja estar confortável de manga curta em casa, deve estar ciente do gasto energético envolvido.
  • Instale um termóstato, é uma ótima forma de controlar a temperatura. Desta forma, poderá programar o aquecimento, para que quando você chegar em casa ele estará na temperatura perfeita.
energia

Como poupar na cozinha

Esqueça o forno e opte pelo microondas, consuma muito menos.
Aproveite o calor quando cozinhar com estes truques simples: aproveite o calor residual para terminar de cozinhar os alimentos e utilize panelas do tamanho do queimador para evitar desperdiçar calor. É tão simples e fácil como isso, mas eles podem poupar-lhe dinheiro na sua conta de electricidade.

Empresas de serviço energético

Compare as diferentes empresas que existem e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades. Isto porque, não se trata de ir ao preço mais barato, mas de ser eficiente com o uso que fazemos.

Além disso, valorize as diferentes taxas que têm cada um, se só colocar a máquina de lavar roupa à noite, pode querer considerar a contratação de uma taxa de luz noturna.

Deja una respuesta