As alterações climáticas e o mercado imobiliário

As alterações climáticas e o mercado imobiliário

Já pensou na relação entre as alterações climáticas e o mercado imobiliário? Provavelmente se não mora em áreas de risco de enchentes, terremotos e outros desastres naturais, nunca pensou realmente nisso.

Os efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta estão a afetar todos os setores, e o mercado imobiliário não é diferente. Hoje queremos falar sobre como essas mudanças afetam o mercado imobiliário nas áreas de maior risco.


Descida do valor dos imóveis nas zonas costeiras

As zonas costeiras do mundo são as mais afetadas pelas alterações climáticas. As propriedades viram o seu valor comercial, cair drasticamente devido aos riscos de inundação, tsunami e erosão.

Por conseguinte, não é novo que, se o nível do mar subir, os preços das casas na costa desçam. Isto porque, ao longo dos anos, o risco de casas localizadas em zonas próximas da costa, inundarem e desaparecerem abaixo do nível do mar, é cada vez mais uma realidade inerente.


A Grã-Bretanha tem o território de maior risco

No norte de Inglaterra, encontra-se a zona costeira com maior risco de erosão na Europa. É a costa de Holderness, onde as ondas do mar já sofreram erosão entre sete e dez metros ao longo da costa.

Na Grã-Bretanha, são gastos 260.000 milhões de libras por ano para reparar os danos causados pela erosão costeira. Há 520.000 propriedades de alto risco ao longo da costa britânica. Mas os britânicos não são os únicos em risco. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a despesa pública para todo o continente ascenderá a 5,4 mil milhões de euros até 2020.


Portugal: O país da Europa que mais irá sofrer com as alterações climáticas

Especialistas da ONU afirmaram que “Portugal é o país da Europa que vai sofrer mais com as alterações climáticas” um cenário que afetará sobretudo as zonas costeiras, uma vez que Portugal possui uma extensa fronteira oeste com o oceano.

A subida do nível das águas do mar é uma das alterações mais graves, caso não sejam tomadas ações preventivas contra o aquecimento global.

Os riscos conduziram, portanto, a uma inevitável desvalorização dos edifícios nas zonas mais afetadas. No entanto, o setor imobiliário está a avançar na direção preventiva, utilizando ferramentas cada vez mais precisas para avaliar os riscos em função das zonas geográficas.

Nessas áreas, a avaliação imobiliária também é acompanhada de uma avaliação de risco, que pode alterar o valor de longo prazo do imóvel. Este é o caso das plataformas americanas como Júpiter ClimateScore Intelligence e Digital Coast, que permitem explorar os riscos de certas áreas do litoral dos EUA. Estamos certos de que esses instrumentos não tardarão a chegar à Europa.


O aquecimento global é uma ameaça à propriedade costeira

Espera-se que, se o aquecimento não parar a 1,5 graus Celsius, o nível do mar continue a subir, forçando 280 milhões de pessoas no planeta a emigrar para o interior. Segundo o cenário apresentado pelas Nações Unidas, temos até 2030 para evitar o agravamento.

Nesta lógica é, pois, fácil compreender por que razão certas propriedades em zonas marítimas sofreram uma descida dos preços. Por outro lado, compraria uma casa à beira-mar, sabendo que em 10 ou 15 anos ela poderia desaparecer?

Deja una respuesta