Casas do Ambiente: Por Um Futuro Sustentável

As casas sustentáveis são casas autossuficientes que oferecem diversas vantagens para si e para o ambiente. Nomeadamente, consegue poupar uma grande quantidade de energia e é uma excelente forma de eliminar assim a pegada ecológica. Além disso, as casas do ambiente são projetadas para proporcionar maior conforto às famílias.

Essas construções favorecem a economia, a natureza e a nossa saúde. Se está a pensar em apostar numa casa ecológica, no início terá que fazer um investimento importante. A longo prazo, será amortizado com a incrível economia de energia que vai obter e muito mais.

Características das Casas Ecologicamente Sustentáveis

A habitação sustentável é construída com materiais renováveis, reciclados e regionais que podem ser reutilizados no final da sua vida útil. Além disso, estas casas estão normalmente localizadas em áreas verdes, o que permitirá a integração da habitação na natureza. Pode aproveitar ao máximo o ambiente, com a criação de jardins e pomar ecológicos.

Por outro lado, um dos elementos-chave das casas sustentáveis é a sua orientação solar. É necessário aproveitar ao máximo as horas de luz e sol, por isso, um dos métodos para poupar é a energia solar. Para ser capaz de gerá-la, invista em painéis solares. Geralmente são colocados no telhado para não ocupar espaço extra.

Além disso, outro recurso muito útil será que as janelas da casa têm orientação sul, para que possamos obter mais calor e poupar em aquecimento. Ainda, para evitar a entrada de frio durante o inverno, será preferível não instalar janelas muito grandes na fachada norte.

Materiais Utilizados

Os materiais utilizados na construção e orientação são algumas das principais características das casas sustentáveis.
A maior parte do consumo de energia é produzida pelo uso de aquecimento e ar condicionado. Um bom isolamento térmico pode poupar até 90% do consumo de energia de uma casa. As janelas desempenham um papel fundamental, uma vez que se tiverem vidros duplos e com um bom isolamento, evitam a entrada de frio. Além disso, paredes mais espessas são também um bom aliado para manter a casa quente.

A fim de otimizar o consumo de água, estas casas implementam técnicas de armazenamento de água da chuva. Além disso, possuem chuveiros e lavatórios com menor consumo. Um recurso muito útil para poupar água!

Outro método que pode facilmente aplicar para reduzir o seu consumo de energia é a utilização de lâmpadas LED.

Casas sustentáveis podem ser uma boa opção.

Como vimos, as casas do ambiente tornaram-se a melhor opção se quisermos alcançar a eficiência energética e desfrutar de um ambiente mais saudável. Se está a pensar em construir ou reabilitar a sua casa, não hesite em implementar algumas destas propostas para colaborar com a preservação do meio ambiente.

Deja una respuesta