Humidade em casa? Saiba como combater e prevenir

A humidade em casa é um dos problemas mais frequentes em casas portuguesas. Sobretudo, em zonas onde o clima já é húmido e durante as estações de inverno e do outono.

A humidade é a grande causadora de maus cheiros, manchas de bolor na parede e deterioração do mobiliário. É por isso que hoje, no nosso blog, ensinamos como prevenir e reduzir o problema na sua casa.

Deixe a casa respirar

Se é indispensável para nós respirar, o mesmo se aplica ao seu lar. Uma das principais causas de humidade na casa é a falta de ventilação.

Abrir as janelas e deixar o ar correr é essencial para reduzir os efeitos da humidade. Mas tenha cuidado. Abra portas e janelas o máximo de tempo possível, mas também evite andar com o cobertor durante todo o dia pois não é a solução. Não queremos que apanhe um resfriado.

Luz solar

A luz solar é essencial se quisermos evitar problemas de humidade em casa.

A humidade tende a aparecer em cantos com pouca iluminação e pouca ventilação. Por esta razão, ter uma casa com espaço aberto e uma grande entrada de luz ajudará a resolver o problema.

humidade em casa

Contra a humidade na casa: desumidificador

Onde a natureza não resolve, o homem atua. Se o ambiente é particularmente húmido, por vezes é necessário recorrer às invenções do homem.

Existem vários desumidificadores, e cada um deles tem uma função diferente. Dependendo do tamanho e do nível de humidade da sala onde queremos instalá-la, devemos comprar um mais ou menos potente.

Humidade em casa: Amazónia

O fator humano pode desempenhar um papel fundamental. Às vezes, o design de interiores prega-nos partidas.

Concordamos que as plantas dão cor e vida à casa e que sem elas a casa carece de personalidade. Mas um excesso de plantas favorece a criação de humidade na casa e devemos ser capazes de diferenciar entre a sua casa e a Amazónia.

humidade dentro de casa: amazónia

Máquina de secar

Há lugares, em certas épocas do ano, onde é praticamente impossível secar as roupas ao ar livre. Ou porque a neblina não deixa o sol passar ou porque chove constantemente, às vezes a solução mais prática é colocar um estendal na sala de jantar.

Secar as roupas dentro da casa favorece a criação de humidade na casa. Portanto, se o seu sistema é um recurso constante, seria melhor investir num bom secador.

Combater estragos causados pela humidade

Podemos não ter conseguido evitar a humidade em casa e podem ter sido criadas manchas em paredes e cantos. Se o dano for ligeiro, uma boa limpeza com água e sabão pode ser suficiente.

Se a superfície estiver mais danificada, uma solução de água e cloro deve ser aplicada depois de raspar os fungos com uma espátula e, se necessário, pintar após o cuidado com tinta anti-humidade para resolver o problema.

Consigue con Housfy la hipoteca más barataDesde 0,68%+EUR en variable y desde 0,85% fija a 30 años

Deja una respuesta