Eficiência Energética: O que é e como melhorar?

No mundo do trabalho, eficiência é entendida como a capacidade de obter resultados utilizando o mínimo de recursos possível. Se adaptarmos esta definição em termos de eficiência energética, a casa que consumir menos energia será mais eficiente. Para que uma casa seja o mais eficiente possível em termos energéticos, deve estar preparada e, para isso, vamos dar-lhe alguns conselhos.

Portas e janelas

Portas e janelas são as partes mais controversas da casa em termos de fuga de energia. O calor ou o frio infiltra-se através dos pequenos espaços, diminuindo a temperatura no Inverno ou aumentando-a no Verão. É importante ter portas e janelas de qualidade, fechaduras herméticas e bom isolamento térmico para manter a temperatura estável. Caso contrário, a eficiência energética do imóvel pode piorar.

O vidro duplo permitirá a retenção do frio ou calor. Seja em portas ou janelas, materiais como madeira ou metal com ruptura de ponte térmica são ideais para que o ar não vaze através das fissuras. Uma nova persiana de qualidade ajudará a manter a sua casa a uma temperatura estável.

Carvão, Diesel ou Gás Natural

No momento do aquecimento da água, existem sistemas que funcionam com a energia do carvão e do gasóleo ou outros que funcionam com gás natural. As caldeiras de maior eficiência energética são as de gás natural. Se a sua caldeira tiver mais de 10 anos, renová-la irá ajudá-lo a reduzir consideravelmente o consumo de energia.

O aquecimento é outro dos pontos mais críticos da casa. No Inverno, o consumo de aquecimento dispara. Ter um termostato para regular com precisão a temperatura, evita despesas desnecessárias. Substituir radiadores a gás e instalar um sistema a gás natural, é uma forma de melhorar a eficiência energética.

Luz

Além disso, a iluminação é também outro ponto em que o consumo de energia doméstica pode ser facilmente reduzido. As lâmpadas incandescentes deram lugar a lâmpadas de baixo consumo e a iluminação LED está no mercado há já algum tempo. Uma casa mais eficiente em termos energéticos terá sempre luzes LED. Desse modo, possuem uma maior durabilidade e um consumo infinitamente menor do que outros tipos de luz.

E por falar em luz. Não há nada mais limpo e mais eficiente do que as energias renováveis. Instalar painéis solares e aproveitar a energia da luz solar para alimentar a sua casa é certamente uma opção válida. Conforme o futuro do planeta passa por um consumo responsável, as energias renováveis são a solução para comandar a revolução energética. Se quer lutar ao lado das energias renováveis, não penses duas vezes.

Eficiência energética: o maior investimento

Paredes, chão e teto. Para obter a casa coberta com material isolante e qualidade para melhorar drasticamente a eficiência energética, não é fácil. Requer um grande investimento, mas sem dúvida, os resultados finais são os esperados.

A maioria dos edifícios construídos hoje em dia já estão bem isolados para melhorar a sua classificação energética. No entanto, em edifícios antigos, uma renovação abrangente pode ajudar a dar o salto para o ouro. Para vender um imóvel, precisa de um certificado de eficiência energética que lhe diga como a sua casa é energeticamente eficiente.

Uma má classificação energética pode ser uma desvantagem quando se trata de vender um imóvel. Pode até baixar o preço da propriedade. Portanto, um forte investimento para reformar o seu apartamento e melhorar a eficiência energética agora, pode trazer-lhe grandes vantagens no futuro.

Eficiência energética nas nossas mãos

Não importa o quanto todas essas mudanças sejam aplicadas em uma casa, no final, aqueles que acabam consumindo mais ou menos energia são os hábitos. Deixar todas as luzes da casa ligadas, chuveiros eternos ou um uso excessivo de ar condicionado ou aquecimento irá aumentar o consumo.

Se os maus hábitos aumentam o consumo, as boas práticas podem ajudar a reduzi-lo. Levantar as persianas durante o dia e baixá-las durante a noite, fechar a torneira enquanto escovamos ou fazemos espuma… É evidente que todas as reformas feitas ajudam a reduzir o consumo, mas é nas suas mãos que esta é responsável.

Deja una respuesta