Casas Contentor- A alternativa ecológica

Hoje vamos falar de uma opção que está bastante em voga em vários países da Europa, nomeadamente, as casas contentor. Para quem procura uma casa económica e, à parte disso, pela necessidade e preocupação pela sustentabilidade ambiental, apresentamos as casas contentor.

Hoje em dia ter uma casa não é fácil, especialmente para os jovens que estão a começar a sua vida de adulto. Em Portugal, os salários e o preço das casas não estão ajustados face à bolha imobiliária sentida nas principais cidades.

Porquê viver numa casa contentor?

Estas casas oferecerem sobretudo conforto e são perfeitas para quem quer fazer um investimento para comprar uma casa de forma rápida e fácil.

Comecemos pelas vantagens

Roterdão, Holanda

Preço Atrativo

É sem dúvida uma opção mais barata do que construir do zero ou comprar uma casa, uma vez que já existe a estrutura. Afinal, só é necessário reabilitá-la para habitação e é você que possui a total liberdade para adaptá-la ao seu gosto.

Embora os preços possam variar, podemos encontrar contentores à venda a partir de 1000€. Pode optar por comprar um novo mas, além de ser mais caro, vai contra o propósito inicial do projeto.

Sustentabilidade Ambiental

Tanto para habitação como para fins comerciais, podemos poupar muito dinheiro, mas não só, podemos reciclar um contentor marítimo e dar-lhe outra oportunidade de vida. A verdade é que reduzimos a produção de outras matérias primas como, madeira ou tijolos e geramos menos desperdício ambiental.
Segundo o engenheiro naval Lyncoln Lemes, estima-se que haja a nível mundial mais de 24 milhões de contentores sem uso.

Estrutura Modular

Não precisa de se restringir a apenas uma estrutura. Atualmente, existem vários modelos com inúmeras opções de design para formar outras divisões mais amplas.

Construção Rápida e Fácil de Transportar

Para converter um contentor numa casa demora cerca de duas a três semanas. Uma vantagem para quem procura uma casa quase pronta a habitar. Além disso, é evidente a facilidade que é transportar estas casas pois já foram concebidas para esse fim.

Em Portugal

O Grupo Brasileiro Up! Containers estreia-se em Portugal com um condomínio exclusivo em Santo Estêvão, Santarém. O empreendimento Village das Laranjeiras é feito de casas contentor à prova de fogo e água, com um segmento alto de mercado a nível energético.

Fotografias retiradas do site villagedaslaranjeiras.com

“Sabemos que este é um mercado em crescimento, e que a nossa proposta diferenciadora de transformar contentores em habitações de luxo está totalmente por explorar em Portugal, ao contrário do resto da Europa, onde regista uma enorme expansão e sucesso” afirma Lyncolm Lemes ao jornal Expresso.

Deja una respuesta