Venda de imóveis para estrangeiros: qual a nacionalidade lidera as aquisições?

Os estrangeiros vieram para ficar, ou melhor, para comprar em Portugal. Isto é: a venda de imóveis para estrangeiros continua aquecida. Segundo dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), no 1º semestre de 2019 o investimento estrangeiro em transações imobiliárias no país chegou ao total de 16%.

Não houve surpresas em relação à nacionalidade que mais investiu em casas portuguesas. Mais uma vez, os franceses lideraram o ranking. No total, essa nacionalidade alcançou uma representatividade de 21%.

Leitura recomendada: Quero vender minha casa a estrangeiros

Para Luís Lima, Presidente da APEMIP, uma particularidade dos franceses é que não se centram somente nas principais cidades, como Lisboa e Porto. A busca por regiões onde há menor densidade populacional é consequência do aumento de preço nas grandes cidades.

Quem ocupa o segundo lugar na venda de imóveis para estrangeiros?

A segunda posição no ranking de investimento estrangeiro em Portugal está empatada. Isto porque o Reino Unido e o Brasil ficaram na mesma posição, ambos com a mesma representatividade de 18%.

No caso dos britânicos, a zona de maior interesse é o Algarve, embora outras regiões também começaram a parecer interessante para essa nacionalidade.

Luís Lima, do APEMIP, explica que havia receio, na época do referendo do Brexit, de que poderia ocorrer uma retração de investimento. Apesar disso, a expectativa não se concretizou, já que a representatividade britânica está em crescimento. O Visto Gold oferecido pelo governo português pode tornar-se uma via bastante interessante para essa nacionalidade. Claro, isso se houver limitações à livre circulação.

Já no caso dos brasileiros, a instabilidade política, social e económica por qual atravessa o país tem motivado os cidadão a decidir comprar propriedades em Portugal. Segurança e o clima também pesam na decisão.

Ainda no mesmo ranking, verifica-se a presença de alemães (9%) e chineses (7%).

Deja una respuesta