Casas modernas: conheça as características deste tipo de arquitetura

Tão desejada na atualidade, as casas modernas datam o início do século XX, quando arquitetos de diversas partes do mundo quebraram paradigmas do que, até então, era produzido em termos de habitação. Tais profissionais começaram a criar casas com ênfase sobretudo na funcionalidade, ao mesmo tempo que conectavam os moradores à natureza. A partir desse momento, surgiu a integração da paisagem ao projecto arquitetónico. 

Charles Eames, Ludwig Mies van der Rohe e Lina Bo Bardi construíram casas modernas memoráveis e são nomes de destaque desta era arquitetónica marcada principalmente por planos abertos, assimetria e grandes janelas e portas. Um estilo que tornou-se intemporal e ainda hoje atrai admiradores pelo mundo graças à sua sofisticação e praticidade.

Antes de comprar uma casa moderna, confira algumas características deste tipo de projeto arquitetónico.

Características das casas modernas 

Um moradia de estilo moderno apresenta linhas e formatos únicos, sem adornos excessivos, e transmite uma sensação de inovação. Veja abaixo as principais características para identificar uma casa moderna. 

Espaços diáfano

Grande característica de casas modernas é o conceito de espaços iluminados, de preferência por luz natural. Trata-se de uma habitação especialmente construída para os residentes aproveitarem a luz solar.

Uso do vidro 

Nas portas, janelas, paredes ou fachadas, os vidros têm uma presença obrigatória em projetos de arquitetura moderna. Este material transmite leveza e, principalmente, proporciona uma boa iluminação ao espaço conforme referido acima.

Linha reta

Além disso, outra importante marca das casas modernas é o traço reto. Isso confere um toque elegante, sofisticado e imponente à casa. Inclusive, o formato geométrico oculta o telhado pela fachada, mais uma característica das casas modernistas. 

Integração dos ambientes

Do conceito das linhas retas, tem-se outro diferencial das casas modernas: a integração dos ambientes de maneira eficiente e criativa. Aqui, os espaços são abertos e descomplicados, isso significa que têm pouquíssimas divisórias.

Aliás, a integração não é apenas interna. Quando falamos de layout integrado significa também a interação do interior com o exterior, geralmente pelas grandes janelas que valorizam uma bela paisagem.

Presença da natureza

Nas moradas modernas, a paisagem tem um papel fundamental e, por isso, muitas residências trazem a natureza para dentro de casa por meio de um belo jardim paisagístico.

3 casas modernas portuguesas para inspirar-se

Em Portugal, há belíssimas moradias criadas por famosos arquitetos cujo projeto possui algumas das características que citamos acima. Abaixo, conheça essas habitações.

Casa Santa Isabel

Indicada a prémios de arquitetura, esta casa foi criada pelo arquitecto português Ricardo Bak Gordon em 2010. Além das linhas, destaca-se o uso do betão e as grandes janelas que, mais do que luz, dá vista ao pátio com piscina.

Casa Namu

Casa Namu, [i]da arquitectos

 Com projeto do [i]da arquitectos, a Casa Namu apresenta uma excelente integração entre a sua estrutura e a paisagem envolvente que, acima de tudo, leva muita luz solar para a parte interna da casa. 

Casa Herdade da Aroeira 

Igualmente à Casa Namu, procurou-se no projeto da Bica Arquitectos a integração entre a casa de 2 andares e a paisagem de pinheiros. 

Conhece alguma casa modernista? Partilhe connosco nos comentários abaixo.

Deja una respuesta