O Contrato Promessa de Compra e Venda é obrigatório?

Hoje neste artigo, vamos abordar sobre o Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV). Para além das despesas acrescidas para vender uma casa, os proprietários devem ter em conta este contrato.

Antes de vender uma casa, é importante assentar as ideias no sítio. Isto porque, nem sempre é fácil encontrar um bom negócio. Por isso, deve estudar todas as hipóteses que tem ao seu dispor.

O que é o CPCV?

Um CPCV ( Contrato Promessa de Compra e Venda) é realizado entre duas partes, entre o comprador e o vendedor. É, portanto, um contrato que define um consenso mútuo e oneroso entre ambas as partes.

Tem como principal objetivo, acordar a compra de um imóvel ou terreno, como garantia até à celebração no momento da Escritura.

Assim, trata-se de uma forma de salvaguardar os direitos das partes envolvidas no negócio. Além disso, com força legal para garantir os direitos estabelecidos.

É obrigatório fazer?

Não. O presente contrato não é obrigatório e ambas as partes poderão acertar o negócio diretamente no Notário. No entanto, cabe às presentes partes estabelecer o que é imprescindível para concretizar o negócio.

Quais os casos em que devo fazer um CPCV?

Contudo, existem algumas situações em que vale a pena realizar o contrato para não sair prejudicado no final. Nomeadamente:

  • Para assegurar o negócio, caso tenha outros possíveis interessados na propriedade
  • O imóvel não apresenta licença de utilização
  • Construção incompleta do imóvel
  • Em caso de que o comprador esteja a aguardar a aprovação do financiamento bancário

Em caso de incumprimento, poderá perder dinheiro

É verdade, pode perder dinheiro caso desrespeite o CPCV. Se o incumprimento for da parte do vendedor, este deverá devolver o valor do sinal em dobro ao comprador.

Em contrapartida, caso seja da parte do comprador, o valor do sinal entregue na data do CPCV, deverá ficar com o vendedor.

A parte que cumpriu com o contrato possui liberdade para recorrer ao tribunal e solicitar uma execução específica do contrato. Desse modo, poderá conseguir uma sentença que aprove o cumprimento coercivo do CPCV.

Deja una respuesta