Conselhos para acertar na compra da casa nova

Comprar uma casa nova está entre os seus objetivos? Se a resposta foi sim, hoje a Housefy traz uma série de dicas sobre o que deve ser considerado na hora de concretizar esta importante etapa da sua vida.

O primeiro passo é definir o tipo de imóvel

Antes de começar a pesquisa, saiba exatamente qual o tipo de imóvel que procura. Moradia? Rés-do-chão? Duplex? Ter essas informações em mente facilitará a etapa de pesquisas.

Também defina a tipologia que combina com as suas necessidades. Se está a começar a vida agora agora, um T1 será ideal. Mas, se espera em breve aumentar a família, então tenha em vista um T2. ou T3. Assim terá mais espaço à sua disposição.

Antes da visita: conheça a imobiliária

Sabemos que o momento de comprar uma moradia nova pode levar as expectativas para o alto, mas esteja sempre atento para não ser enganado nem sucumbir à pressão de vendedores.

É comum que a pesquisa por imóveis comece em plataformas imobiliárias, como Idealista, Imovirtual e Casa Sapo. Estes websites possuem uma infinita carteira de imóveis e é provável que haja algum que seja do seu interesse.

Porém, antes de agendar uma visita à casa escolhida, conheça a reputação da agência imobiliária. Verifique as avaliações sobre a empresa nas redes sociais, no Google e no Portal da Queixa. Atente-se à quantidade de reclamações feitas nos últimos 6 meses e quais foram os tipos de queixa. Os comentários das outras pessoas que usaram o serviço dizem muito o que esperar dele.

Se o imóvel estiver em construção, também procure informações sobre a construtora. Veja em jornais se há notícias sobre atrasos na entrega, obras mal feitas ou envolvimento em negócios ilícitos.

Tudo o que deve conferir na pesquisa por uma casa nova

Separamos algumas dicas para o grande momento do processo de aquisição de um novo imóvel: a visita.

Lista de informações

Defina todos os itens que, para si, serão necessários observar durante a visita e leve um caderno consigo para anotar todas as informações. Dessa forma, a visita será muito mais objetiva. Quando tiver visitado outras casas, ficará simples compará-las e chegar a uma decisão.

Perguntas críticas

Não tenha receio: faça aquelas tais perguntas essenciais! Você não está lá apenas para ver se há ou não suite, mas especialmente para saber se há infiltrações, espaços mofados, barulho, ventilação e entrada do sol. Esses pontos influenciarão não apenas a aquisição como a experiência na futura casa.

Atenção à zona envolvente

Não é apenas no imóvel que a sua atenção deve estar voltada, observe também os arredores. Descubra se está bem servida dos serviços e comércios que irão facilitar a sua rotina. Procure informações sobre a segurança no local e também visite o empreendimento durante a noite para ver qual será a impressão do lugar.

Conserve com os vizinhos

Para tentar garantir o seu bem-estar na nova morada, vale a pena saber a verdadeira experiência de quem vive na área, portanto, converse com a vizinhança. Será na sua melhor fonte de informação para conhecer um pouco da rotina no lugar onde pretende viver. Também é uma maneira de entender o perfil da vizinhança, ou seja, se a área possui mais idosos ou jovens.

Espaços verdes

A presença de áreas verdes nos arredores costuma agregar valor ao imóvel. Isso porque praças e parques trazer bem-estar à rotina, já que melhoram a qualidade do ar e também são uma incentivo à prática de deportes.

Como falamos, não tenha receio de tirar todas as dúvidas que tiver nem verificar tudo que estiver ao seu alcance. Se precisar de informações adicionais, pergunte ao seu agente imobiliário ou consulte um advogado.

Agora que já sabe tudo sobre comprar uma casa nova, veja uma seleção de excelentes imóveis para venda.

Deja una respuesta