Saiba como vender um apartamento com uma hipoteca

Quando chegar a altura de querer vender o seu imóvel, é necessário alterar o nome para o nome do futuro proprietário. Quanto à dívida que resta do valor do imóvel, esta deverá ser logo extinta. Mas como? Veja agora como vender um apartamento com uma hipoteca.

Ao solicitar um crédito habitação, a respetiva instituição financeira irá exigir a constituição de uma hipoteca sobre imóvel. Este direito da banca, representa uma forma de garantia do pagamento do empréstimo à habitação.

Assim, a hipoteca registada na Conservatória do Registo Predial deve ser dissolvida quando vender a casa– cumprimento das obrigações contratuais.

Documento Distrate de hipoteca

Um distrate de hipoteca representa sobretudo um documento emitido pela Instituição Financeira ao devedor que comprova a rescisão do contrato de hipoteca. Assim sendo, a propriedade só fica disponível para ser vendida desde que proceda ao cumprimento do contrato.

Rescisão do imóvel e pedido de nova hipoteca

Caso queira vender um apartamento com hipoteca e pretender solicitar um novo crédito à habitação, é necessário recorrer um Notário. Porém, pode ainda solicitar os serviços de advocacia para proceder uma nova escritura da propriedade.

Cancelamento da hipoteca

A partir do momento em que solicitar a renúncia da hipoteca e declarar a dívida como liquidada, irá ser-lhe entregue o distrate de hipoteca. Deve apresentá-lo na respetiva Conservatória do Registo Predial (CRP) para cancelar o registo da hipoteca.

Uma vez formalizada a autorização do cancelamento da hipoteca no banco, deverá avançar com o registo de cancelamento da hipoteca na Conservatória em 30 dias.

Comissões

Algumas instituições financeiras podem exigir uma comissão para emitir o distrate de hipoteca. Assim que, é importante prevenir e informar-se junto da sua entidade bancária.

Em conclusão, se a sua dúvida é sobre como vender um apartamento com uma hipoteca, antes de tudo, é importante liquidar o crédito e, para isso, arranjar o documento de distrate para extinguir a dívida. Deste modo, o banco já não possui qualquer poder sobre o imóvel e o novo proprietário pode livremente adquirir este bem.

Necessita de ajuda especializada para vender o seu imóvel? Conte com o auxílio dos especialistas imobiliários da Housefy.

Deja una respuesta