Como comprar casa e acertar na escolha

como comprar casa

Formatura na faculdade, primeira viagem ao exterior, casamento, compra da sua casa: certamente não há momentos tão emocionantes como estes. Para os primeiros elementos da lista, já adiantamos que não é nossa especialidade para aconselhar-lhe, mas sobre como comprar casa aí sim a Housefy pode ajudar-lhe com as melhores dicas. Acompanhe abaixo!

O que analisar na região antes de comprar casa

Se já tem em mente o que busca em termos de tipologia e já agendou algumas visitas, então já sabe muito sobre como comprar casa. Entretanto, sempre falta uma coisa ou outra, é por isso que compartilhamos algumas dicas do que levar em conta na região do imóvel quando for conhecê-lo.

Analise a localização

Quando for visitar o imóvel, verifique se a área está bem abastecida de comércio, com boa oferta de restaurantes, supermercados, padarias, lojas variadas, etc. Por exemplo, se estiver em busca de tranquilidade, muitos bares na região podem ser indicativo de uma zona boêmia. Fique sempre atento aos detalhes!  

Contexto urbano

Outra grande preocupação que deve ter é em relação ao serviços, como escola, saúde, opções culturais, coleta de resíduos, segurança e transporte.

Também é importante observar se há projectos de infraestrutura na área e quais são eles, como a construção de uma nova estação de metro na região. Inteire-se de tudo, pois são estas questões que devem aumentar ou diminuir o valor do seu imóvel no futuro.

Possibilidade de gentrificação

O aumento desenfreado da presença de turistas ou a “hipsterização” de espaços urbanos faz com que o processo de gentrificação seja inevitável. Por causa disso, o resultado é a apropriação da zona e a consequente expulsão dos residentes e comerciantes para zonas periféricas, o que traz um novo status ao bairro. Passeie pela zona e busque os sinais de gentrificação.

Como comprar casa: o que deve observar na estrutura

Tão importante quanto analisar a zona, como falamos acima, é conferir em detalhes a estrutura da casa. É justamente ela que vai revelar se, no futuro, terá ou não problemas. Veja o que observar. 

Observe os materiais

Na visita, fique de olho nos acabamentos utilizados. Ou seja, não hesite em questionar tudo o que quiser saber sobre a qualidade dos materiais, do tipo de soalho do chão ao gesso colocado no teto. Isso é importante para que conheça os materiais e se antecipe sobre o tema de manutenção futura.

Confira as instalações

Além de verificar o tipo de aquecimento, busque informações sobre a instalação hidráulica e elétrica. Sobre a hidráulica, abra torneiras para checar se tudo funciona corretamente. Quanto à elétrica, verifique o medidor de energia, também veja se há fios retorcidos e isolamentos danificados ou manchados.

Tamanho da casa

Porque analisar o tamanho da casa? Justamente porque a metragem é um bom indicativo de quanto vai lhe custar, de tempo e dinheiro, para administrá-la. Tente encaixar um tamanho de moradia que não lhe consuma muito, em todos os aspectos. 

 O dia da visita: o que mais devo fazer?

Tome notas

Leve uma caderneta consigo e anote tudo. As características, a orientação, as vantagens e as desvantagens. Também faça fotos daquilo que lhe chama a atenção. Vá acompanhado de uma fita métrica e comprove as medidas. 

Fale com vizinhos

Não tem nenhum mal em tocar algumas campainhas e pedir à vizinhança informações sobre a vivência na região. Há detalhes a partir de outras perspectivas que podem melhorar ou piorar a sua impressão sobre a área residencial. 

Referência de preços

Além de todas questões que comentamos, para saber se está em vias de fazer um bom negócio, faça uma análise do valor das casas à venda na região que deseja morar para ter em mente qual a faixa de preço por lá. 

Quer uma ferramenta confiável para procurar  imóveis? Use o buscador da Housefy para encontrar a casa dos seus sonhos.

Deja una respuesta