As vantagens das casas de madeira num mundo sustentável

Existe uma grande tradição na construção de casas de madeira em vários países da Europa do Norte. Afinal, trata-se de uma das opções arquitectónicas que melhor se adapta ao clima frio. Porém, é cada vez mais recorrente encontrar este tipo de casa em qualquer lugar.

O uso da madeira numa construção é benéfico para o meio ambiente, já que se trata de um material natural e renovável. Além disso, promove o equilíbrio e estabelece uma produção responsável – visto que compensa a compra de uma tábua usada com a plantação de novas árvores – o que torna as casas de madeira uma opção ecológica. 

As técnicas avançaram muito nos últimos anos. Embora este tipo de casa possua, tradicionalmente, um aspecto mais rústico, atualmente existem já designs mais modernos que integram a casa à paisagem.

Se está a considerar esta opção sustentável e económica, conhecer as vantagens do material pode ajudá-lo a tirar as suas dúvidas.

Regulação da humidade

O bem-estar e o conforto das casas de madeira deve-se , em parte, à capacidade higroscópica da madeira, uma vez que, este factor possibilita uma boa regulação da humidade no interior da moradia. Esta absorção permitirá que as temperaturas extremas sejam mais suportáveis.

Bom isolamento

A madeira é um excelente isolador térmico. Este tipo de casa oferece uma eficiência energética superior, conseguindo reter o calor durante o inverno e manter a frescura nos dias de verão. A economia proporcionada nos gastos de ar-condicionado e aquecimento costuma rondar os 50 a 60%.

Além disso, a madeira também é um excelente isolador acústico, o que pode ser uma grande vantagem em determinadas situações com elevada poluição sonora.

Casas de madeira: menor manutenção

Este tipo de moradia requer menos manutenção que as casas construídas com outros materiais. Além disso, ajuda a conservar casa, uma instalação de revestimento do tipo folheado e, para proteger a madeira, o uso de um bom verniz resistente aos raios UVA.

Grande durabilidade

A madeira é um material leve, embora com uma grande resistência mecânica e capacidade de proteção. Este tipo de casa apresenta uma maior durabilidade que outros materiais, já que resiste a factores externos, como o sol, o vento e a humidade. Evidentemente, a durabilidade será superior se a madeira for submetida à manutenção e aos tratamentos adequados.

Ao contrário do que se pensa, a madeira apresenta uma melhor resistência ao fogo. Isso porque recebe tratamento com substância à prova de fogo, o que torna a sua combustão mais lenta. Por isso, a madeira equipara-se ao cimento e ao tijolo.

Rápida construção

O processo de construção de uma moradia destas características é mais fácil e requer menos operários. Isso deve-se ao facto de que as casas de madeira são construídas no local ou pré-fabricadas. Neste último caso, a possibilidade de transportá-las também as converte numa opção mais sustentável.


Deja una respuesta