Registo Online: As informações do seu futuro imóvel a um clique

Imagine um grande banco de dados, um registo online do qual você poderia saber todas as informações sobre uma casa construída em Portugal. Imagine agora todas as vantagens de ter um serviço assim. Nomeadamente, saber a disposição da casa, localização, valor, uso e ano de construção.

Além disso, criar um “match” entre a procura e oferta de forma a facilitar todo o processo. Agora imagine poder aceder tudo isso e mais dados com a internet. Caros leitores, isso já existe, e é chamado de Registo Online.

Qual é o Registo e quem é o responsável?

Afinal, o Registo é um serviço que reúne todas as informações referentes às propriedades de todas as populações do estado. O registo é de responsabilidade do Ministério da Habitação, que além de informar sobre todas as propriedades rústicas e urbanas existentes, regista os bens de caráter específico. Estas propriedades são aquelas dedicadas à produção de energia, bem como estradas, estradas, estradas ou túneis. Tudo isto pode ser medido e consultado a partir da sede do cadastro online.

É mesmo importante?

Este registo é muito importante, tanto para os proprietários como para as instituições. Para além de servir para documentar toda a informação da casa, o cadastro dá um valor ao imóvel registado. Este valor é utilizado para medir a capacidade económica dos proprietários da casa que a declaram no IRPF, mas também para calcular a base tributável do IBI. É por isso que o valor cadastral é tão importante tanto para os municípios, como potenciais compradores, como proprietários.

Na valorização dos imóveis, o ministério leva em conta tanto o valor material da construção, quanto a sua localização e tudo o que a rodeia. Se, por exemplo, forem realizadas obras para fazer a rua do pedestre da propriedade, o valor da propriedade aumentará e isto será registado no cadastro online. Embora a lei estipule que o valor cadastral não pode exceder o valor de venda, é igualmente verdade que este valor é revisto periodicamente.

Como posso consultar todas as informações online?

Se você está interessado em comprar casa, o mais importante é saber se tem registo online. Todas as casas têm uma referência de 20 dígitos, através da qual pode consultar os dados online.

Além disso, poder ver outro tipo de informação da propriedade. Nomeadamente, se a divisão fosse vertical ou horizontal, a superfície gráfica ou que a superfície total de habitação e a superfície total de áreas comuns. E ainda, se está a pensar vender uma casa, através deste serviço poderá calcular o valor do seu imóvel!

Como obter o valor do imóvel sem se conectar ao Registo Online?

Existem outras formas de calcular o valor do imóvel sem ter que se conectar ao Registo Online. A maneira mais fácil, embora mais lenta, é esperar pelo recebimento do IMI. Lá poderá enconctrar o valor de mercado da sua propriedade. Caso não queira esperar tanto tempo, também pode ir fisicamente aos escritórios especializados.

Decidir comprar uma casa já é complicado. No entanto, se tiver a referência do Registo, poderá ter acesso a um monte de informações sobre o seu futuro imóvel a apenas um clique de distância. As vantagens de Big Data são imensas e o Registo Online joga a favor de compradores e do mercado imobiliário.

Deja una respuesta