Quanto custa registar um imóvel na Conservatória do Registo Predial?

Embora a compra de uma casa seja algo emocionante, pode ser um processo longo até estar concluído: novas obras, nova decoração, nova vida… No entanto, todas estas mudanças podem ser cansativas, principalmente: registar imóvel na Conservatória do Registo Predial.

Hoje neste artigo, vamos falar sobre o Registo da Propriedade. Para além da despesa do prédio e do pagamento da prestação, os proprietários devem ter em conta o registo da propriedade.

O que é o CPR?

Certidão do Registo Predial (CPR) é importante para quem está a pensar comprar uma casa. Por norma é valida apenas por 6 meses e é composta por dois documentos:

  • Documento do prédio (certidão genérica)
  • Documento do apartamento (fração)

O objetivo de registar a propriedade não é outro senão assegurar juridicamente os imóveis, protegendo deste modo, o titular da propriedade. É a partir destes documentos que sabemos toda a história do imóvel como:

  • Terreno, construção, eventuais vendas, sucessões hereditárias, hipotecas, penhoras e arrestos.

Quanto custa registar uma casa?

De uma forma geral, o documento pode ser solicitado na Conservatória do Registo Predial. No entanto, através da internet pelo site Predial Online, ficar-lhe-á muito mais barato. Portanto, através do portal custa cerca de 15€ e, já nos serviços, o preço pode ir até os 30€.

Para conseguir a Caderneta do Registo Predial, é necessário:

  • Ter o número do registo da conservatória.
  • Distrito, concelho, freguesia.
  • Letra da fração do imóvel.

Registar o imóvel

Para registar o imóvel, tem de ter em atenção alguns prazos para efetuar a o registo. Ou seja, caso já tenha celebrado o contrato de compra e venda de um imóvel, deve registar num prazo de dois meses após a escritura. Contudo, em caso de incumprimento do registo, fica sujeito a sanções.

Na Housefy, disponibilizamos de ajuda com todo o processo da compra e venda de um imóvel. Se pretender colocar à venda o seu imóvel, ou caso contrário, estiver interessado em comprar, não hesite em contactar os nossos especialistas imobiliários. A nossa equipa ajuda-o durante todo o processo!

Deja una respuesta