Mercado imobiliário Portugal: Tendências de 2019

Em 2019, Portugal registou um boom no mercado imobiliário graças aos vistos gold. Atualmente, é considerado o país “mais quente” da Europa, segundo o site da Bloomberg.

Em 2012, Portugal ainda a recuperar de uma crise económica, abriu as suas portas para o mundo através de vários programas de residência. Estas medidas foram tomadas como forma de conseguir reabilitar o centro das grandes cidades após a crise. Assim, surgiu a implementação de uma licença de residência através de um investimento mínimo de 500.00€.

Apesar dos incentivos fiscais para dinamizar as cidades portuguesas, está a ocorrer danos colaterais para os cidadãos.

Falta regulação de Mercado

Apesar de o valor médio por metro quadrado influenciar o preço da venda, existe ainda outro indicador para avaliar a prática de preços. Por isso, a avaliação predial do imóvel supostamente deveria influenciar o valor da venda.

Contudo, ao contrário do esperado com o Código do Imposto Municipal, o preço de um imóvel é substancialmente mais elevado que o valor do registo predial ou a própria avaliação de peritos.

Parte justificativa se deve ao aumento substancial do turismo e ao número de estrangeiros que residem agora em Portugal. Atualmente assistimos a uma transformação das grandes cidades a nível de habitação: sobretudo alojamento local no centro. Deste modo, o dinamismo imobiliário torna-se muito dependente da procura de não residentes.

Imóveis usados

Segundo dados fornecidos pelo INE, no primeiro trimestre de 2018 registou-se um total de 85,5% (34 822) de imóveis usados vendidos. Apenas 14,5% (15 894) de imóveis novos.

Em consequência do aumento da procura face à oferta, provocou-se um aumento do preço dos imóveis.

Banco de Portugal

É impossível prever os efeitos de uma bolha imobiliária quando rebentar. Portanto, podemos apenas apontar para possíveis aumentos das taxas de juros no crédito à habitação com severas consequências para as famílias. Como forma de evitar, o Banco de Portugal já está a criar medidas de prevenção contra a inflação imobiliária.

Segundo o relatório do Banco de Portugal, aponta para uma possível correção do mercado imobiliário considerando “eventuais alterações no quadro regulamentar nacional”. Com isto, poderá estar previsto para 2020, uma correção no mercado provavelmente através de uma maior oferta de imóveis. Graças à oferta de mais habitações disponíveis vamos assistir a uma redução de preços caso a procura continue estável.

Portanto, para quem quer comprar um imóvel num futuro próximo, são boas notícias! Para quem já comprou durante a bolha imobiliária, irá ficar com um imóvel sobrevalorizado.

Em contrapartida, na Housefy, disponibilizamos de informações exclusivas sobre o mercado imobiliário através dos nossos profissionais de serviço. Para qualquer dúvida ou esclarecimento, contacte com a Housefy.

Deja una respuesta