Os 6 passos para vender um apartamento

Seja qual for o motivo da venda, você quer desapegar do seu imóvel com rapidez, certo? Já podemos adiantar-lhe uma informação muito otimista: os passos para vender um apartamento não são tão complicados assim. Mas claro, exigem organização para que tudo saia dentro do esperado.

Nós aqui da Housefy indicamos a nossos clientes uma série de passos para a venda de apartamento. Hoje compartilhamos estas dicas importantíssimas para ajudá-lo a receber várias ofertas e acelerar a conclusão do negócio 

Os principais passos para vender um apartamento

1- Reúna a documentação

Antes de qualquer etapa, reúna todos os documentos do imóvel, tanto do proprietário quanto do próprio apartamento. Tenha em mãos os seguintes documentos:

Do proprietário

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão)
  • Certidão de Registo Comercial (se o imóvel for de propriedade de uma empresa)
  • Documento de identificação dos representantes da empresa (novamente, se o imóvel for de propriedade de uma empresa)

Do imóvel

  • Certidão Permanente de Registro Predial
  • Caderneta Predial
  • Escritura
  • Alvará de Licença de Utilização
  • Plantas (do imóvel, arrecadação, garagem, localização, anexos)
  • Certificado Energético
  • Ficha Técnica da Habitação (só para imóveis posteriores a março/2004)

2- Prepare o apartamento

Faça um tour muito meticuloso por seu apartamento e analise tudo o que pode ser modificado e melhorado antes de vender. Lembre-se que pequenos reparos vão lhe custar um pouco, mas darão outro aspecto ao seu apartamento e ajudarão a ser vendido mais rápido. 

3- Calcule o valor

Sabemos do apego que tem pelo seu apartamento, mas lembramos que o valor de venda deve ser realista. Para ter o melhor preço, liste todas as características do seu apartamento e as condições de uso, então compare com imóveis semelhantes. Avalie o valor do metro quadrado na região e também não se esqueça de listar todas as comodidades da área. Pode usar esta ferramenta do INE para saber o valor do metro quadrado na sua região.

4- Faça as melhores fotos

O cartão de visitas do seu imóvel será justamente as fotografias dele. Por isso, invista em boas imagens feitas por fotógrafos profissionais, que irão revelar o melhor do seu imóvel. 

E porque insistimos na fotografia profissional? Ora, um fotógrafo saberá como fazer as excelentes imagens do seu imóvel de acordo com diferentes ângulos, também terá noção de como aproveitar a melhor luz para seu apartamento sair bem bonito em cada clique.

5- Publique o seu imóvel

Esta é uma etapa de destaque dentro dos passos para vender um apartamento. Contar com um bom parceiro imobiliário irá ajudá-lo a acelerar a venda do seu imóvel, já que contará com especialistas no assunto, e tornará o processo muito mais tranquilo.

Busque imobiliárias que colocarão seu imóvel em portais de destaque. A Housefy, por exemplo, trabalha os maiores portais portugueses para divulgar o anúncio do apartamento dos nossos clientes.

6- Deixe mais impessoal

É chegado o momento de receber as visitas, portanto deixe o seu apartamento o mais impessoal possível

Pode até querer deixar esta etapa de lado dentro de outros importantes passos para vender apartamento, mas a verdade é que esta ação importa e muito! Remova porta-retratos da família, peças de arte e outros itens de decoração. Neutralize o espaço para que o interessado possa visualizar uma vida naquele apartamento.

Deja una respuesta