O que é o Golden Visa e como funciona?

Certamente já ouviu falar sobre os Golden Visa ou Vistos Gold que atraem cada vez mais estrangeiros para Portugal.

A residência ou cidadania europeia oferece várias vantagens para os seus residentes, nomeadamente, mobilidade, segurança e inúmeros benefícios para o estilo de vida de cada um. Por estas razões, a cidadania é algo tão cobiçado pelos cidadãos não residentes na União Europeia.

Por isso, hoje vamos falar sobre o tema da cidadania europeia através do Golden Visa. Como funciona? Quais o aspetos fundamentais do assunto? Vamos abordar tudo o que precisa de saber para estar a par da atualidade.

O que é?

São programas governamentais que liberam aos investidores o acesso a direitos de cidadania, nomeadamente, o direito de viver e trabalhar em certo país. Como troca, é colocado um investimento considerável necessário para ter acesso ao país.

Estes programas governamentais dispõem de diferentes etapas disponíveis, no qual pode optar pelo que se adapta melhor às suas necessidades.

Designadamente, se procura mudar de país de residência ou se procura uma casa de férias.

Mudar de país ou como destino de férias?

O que é o Golden Visa e como funciona?

Dependendo das exigências de cada país, pode preferir residir no seu país de origem e ter como segunda residência um país europeu. Ou então, escolher mudar de país e optar pela sua cidadania e residência.

No entanto, deve prestar atenção às exigências de cada país pois poderá variar os seus requerimentos. Alguns exemplos de países europeus, como Portugal, onde um dos procedimentos necessários são de estadia mínima de 1 semana durante o primeiro ano e 2 semanas a cada dois anos, como forma de renovar o visto. Para quem procura investir num país para férias, é uma ótima opção.

Quanto ao Golden Visa Espanhol, também apresenta-se flexível e é possível tirar residência para férias.

Contudo, o Reino Unido apresenta outros níveis de exigência no programa e, por isso, não aceita residência como destino de férias, apenas como residência principal.

Investimento

Quanto ao valor a ser investido em cada país, poderá variar consoante os programas de cada um.

Portanto, se pretende investir uma quantia mínima, pode aproveitar os programas de investimento mais baixo em Portugal. Caso queira optar por um processo mais rápido para obter a cidadania, pode aumentar o valor do seu investimento.

Os programas do Golden Visa oferecem cidadania?

Nem todos os programas oferecem cidadania.

Isto porque, alguns poderão oferecer uma porta garantida para a cidadania caso o investidor se apresente dedicado. Não obstante, outros programas poderão exigir residência permanente por vários anos antes de oferecer a cidadania.

Quanto tempo pode demorar a conseguir o Golden Visa?

Quanto ao tempo de espera, pode demorar alguns meses para ter direito a residência inicial e, consoante o direito à cidadania, poderá demorar anos.

Todas estas opções variam conforme o país e o programa que escolher.

Porém, este processo requere uma vasta documentação burocrática. Portanto, aconselhamos a recorrer a uma ajuda jurídica e financeira para não ter problemas durante o processo e conseguir ter sucesso na obtenção do seu Golden Visa.

Agora que já tem as informações sobre como obter residência ou cidadania em Portugal, escolha comprar casa com a Housefy.

¿Cuánto vale mi casa?Descúbrelo hoy mismo en 1 minuto

Deja una respuesta