Comprar casa este ano vale a pena?

Será que a melhor opção é alugar ou comprar uma casa? Face à disparidade de preços comparado com os anos anteriores, a verdade é que compensa comprar casa pois está a investir o seu dinheiro a longo prazo e, atualmente, já não compensa pagar rendas tão altas como se faz sentir nas principais cidades de Portugal. Leia atentamente neste artigo da Housefy, quais as principais razões para comprar casa ainda este ano.

Património gera riqueza

Antigamente, comprar uma casa significava adquirir um bem para a vida e, para a maioria dos portugueses, sempre foi um objetivo ou um sonho. Atualmente, face à incessante subida dos preços das casas, começou a surgir a questão: Comprar ou alugar casa?

Pois bem, um dos argumentos que mais ecoa nesta discussão de comprar/alugar casa, é o facto de ter de ficar preso a uma hipoteca durante 30 anos. De qualquer das formas, ao optar pelo aluguer de uma casa (tenha em mente) significa ficar preso a um senhorio para toda a vida. Enquanto que, ao comprar um bem imobiliário, pode perfeitamente vendê-lo e retornar o seu investimento que esteve a pagar durante este tempo todo.

Juros de crédito à habitação com mínimos históricos

Em setembro, a taxa de juros atingiu um novo mínimo histórico de 1% dos novos créditos à habitação. De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), esta é a primeira vez que os juros desceram tão baixo. Tudo isto aconteceu graças aos mínimos indexantes associados à grande parte dos empréstimos para compra de casa e face à prática de spreads cada vez mais baixos pelos bancos.

Caso queira precaver-se para o futuro, pode ainda negociar uma taxa fixa. Estas notícias são muito favoráveis para investir no imobiliário e uma oportunidade única para ainda comprar casa este ano.

Guerra pelos spreads mais baixos

É verdade! Os bancos portugueses estão a entrar numa competição e a ver quem promove os spreads mais baixos do mercado. Como existe cada vez mais procura de clientes a comprar casa, os bancos conseguem oferecer spreads muito baixos e, portanto, é uma ótima altura para aproveitar o dinamismo do mercado do crédito à habitação.

Descida de preço no mercado imobiliário

comprar casa este ano vale a pena

Nos últimos oito anos, Portugal tem vindo a registar um aumento significativo no valor das casas e isto não é novidade nenhuma para si. No entanto, está previsto um desaceleramento dos valores de maneira a estabilizar o mercado e já se faz sentir uma descida de preços dos imóveis no final de 2019. Se quer aproveitar e comprar casa este ano, veja a carteira de imóveis disponíveis na Housefy e veja por si os preços mais acessíveis do mercado!

Muita procura e pouca oferta no mercado imobiliário

Portugal tem estado na mira dos estrangeiros e, nos dias de hoje, é notório a sua presença nas ruas das cidades. Segundo o  Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de imóveis concluídos é menos de metade face ao que existia no ano de 2008. Toda a conjuntura de investimentos imobiliários, arrasta os portugueses a comprar ou alugar casa nas periferias.

Assim que, caso ainda queira ter uma habitação própria, deverá ter em consideração em apressar-se em comprar casa nos próximos tempos…

Deja una respuesta