Construir uma casa, como poupar dinheiro? Confira as 7 dicas

Está a pensar em construir uma casa mas quer evitar esforços financeiros? Então este artigo é para si. Nós reunimos algumas dicas essenciais para que possa planear e construir a casa dos seus sonhos.

1. Planeamento Financeiro

Antes de mais, comece por planificar todas despesas da construção desde os pequenos pormenores e estabeleça um orçamento real. Para gerir melhor as suas finanças e poupar em gastos desnecessários, experimente utilizar uma aplicação financeira.

Aplicações Gratuitas

  • Money Lover
  • Spending Tracker
  • Boonzi
  • IOU

2. Contratação de Profissionais

Construir uma casa do zero é um grande desafio e sozinho não está preparado para enfrentar a complexidade deste projeto. Por isso, contratar um bom arquiteto é fundamental para ter uma construção eficiente de sucesso. Uma vez que possuem as suas próprias equipas de trabalho, todos os gastos da construção estão incluídos no orçamento.

3. Escolha de Materiais

Hoje em dia encontramos casas de todos os estilos, o segredo está sobretudo na visão e criatividade do arquiteto. Por isso, pode optar por utilizar materiais de qualidade e económicos como, por exemplo, a madeira, o betão ou tijolo.

Além disso, pense na futura sustentabilidade da casa. Alguns materiais sustentáveis podem, inicialmente, custar mais um pouco mas no final, feitas as contas, a poupança a longo prazo vai ser muito maior! Uma ideia inteligente e visionária: invista em lâmpadas LED, torneiras eficientes, alguns materiais recicláveis como vidro, entre outros. Ideias que valem a pena para deixar um impacto positivo no planeta e nas pessoas.

4. Cuidado com os Materiais

Durante o processo de construção, o desperdício de materiais torna-se comum e desnecessário para a sua carteira. Por isso, esteja atento a este pequeno pormenor- não deixar secar as tintas, arrumar os materiais no sítio para não se perder, entre outros.

5. Construção na Vertical

Ao priorizar uma construção de uma casa com dois ou mais andares, já está a poupar. Além de reduzir o dimensão do telhado, está a aproveitar apenas um espaço do terreno, isto porque a construção é em altura e não em comprimento. Este plano pode reduzir os custos até 15% do seu orçamento.

6. O Terreno

Primeiro de tudo, faça um projeto que se adapte ao tipo de terreno onde vai construir. É uma questão fundamental para resolver antes de construir uma casa porque, caso o terreno seja desnivelado, a escavação e os materiais necessários podem ter um custo elevado.

7. Casas Pré Fabricadas

Uma opção económica, rápida de construir e ecológica. Estas são as principais vantagens para investir numa casa pré fabricada. Em Portugal, existe já uma grande variedade de empresas construtoras que se dedicam a este tipo de imóvel e superam as expectativas de todos. Possui todo o conforto e bem estar de uma casa tradicional e a sua procura tem vindo a aumentar substancialmente.

  • Poupança em tempo
  • Poupança de mão de obra
  • Sustentabilidade ambiental

Acerca das casas pré fabricadas, veja o nosso artigo aqui e saiba se realmente pode ser uma boa opção para investir como futura casa.

Deja una respuesta