Como Ter um Espaço em Casa à Prova de Som?

Estou a dizer-lhe por experiência própria. Depois de tocar um instrumento por mais de 6 anos consecutivos em casa, deixei de ter vizinhos amigáveis. Portanto, para o bem comum, hoje no blog vai aprender a insonorizar um espaço em casa por conta própria!

O mito dos ovos

Já deve ter ouvido dizer que só se consegue uma sala à prova de som com caixas de ovos. Esta indicação é totalmente falsa…

Qual é a diferença entre condicionar o som e insonorizar a sala?

Quando falamos em insonorizar um espaço em casa, o que queremos é que a onda sonora não atravesse a parede. Para isto precisamos de materiais densos que impeçam a passagem da onda que produz o som de um instrumento.

O aço, por exemplo, pode ser um desses materiais, mas não é recomendado por algumas razões: Em primeiro lugar, é um material pesado e caro, por isso, se quisermos instalá-lo nós mesmos, não teremos dinheiro nem retorno. A outra razão é algo mais técnico. O aço e alguns outros materiais semelhantes são muito densos, mas não têm capacidade de absorção. Isto implica que a onda sonora produzida ao tocar um instrumento, iria saltar constantemente na parede produzindo um eco e um som insuportável.

Se o material não absorver parte da onda sonora e apenas a expulsar para outro lado, pode ser produzido um efeito de eco. Pode ter ouvido isso em alguns concertos ao ar livre quando o som atinge os edifícios e retorna tarde ao palco. Portanto, a fim de uma sala à prova de som, você tem que procurar por materiais que são ao mesmo tempo porosos e densos. Desta forma, o ressalto da onda é reduzido, mas não permite que o som passe através da parede.

Materiais insonorizantes para salas

Há materiais específicos que podem ser encontrados em lojas especializadas ou online. São placas insonorizantes de espuma. Um material que se parece com uma mistura entre uma esponja e porexpan. Um pouco macio, mas denso. Normalmente tem entre 3 e 5 cm de espessura e não pesa excessivamente.

O seu custo comparado com outros materiais como a cortiça, o vidro, o plástico ou a madeira é consideravelmente mais barato. Portanto, é uma solução ideal para insonorizar o seu quarto a baixo custo. No entanto, se o que não tens é tempo e não orçamento.

Portas e janelas

Portas e janelas são os locais onde o som é mais filtrado. Um mau fecho e os materiais com que foram construídos, que não foram concebidos para serem insonorizados, são os principais responsáveis por essa fuga. Se realmente quer insonorizar o seu quarto, terá que fazer o investimento mais forte, renovando o seu quarto. Espelhos duplos e fechaduras herméticas são fundamentais.

Mas se não pode pagar tanto dinheiro para insonorizar seu quarto no momento, certifique-se de que o material de insonorização esteja o mais próximo possível das bordas das portas e janelas. Se eles esfregarem contra a espuma durante o fechamento,assim evitará que o som seja filtrado excessivamente.

Voltar aos ovos

Assim que tiver a sala à prova de som à prova de toque. O som ainda é uma vibração aérea. A falta ou ausência de obstáculos à onda irá alterar o som do seu instrumento. Certamente não é o mesmo que jogar acusticamente num espaço em casa de 5m² como num quarto de 10m² mesmo que tenham sido insonorizados da mesma forma e com os mesmos materiais. É aqui que os ovos entram. O eco será influenciados pelo relevo dos ovos, tente colocá-los numa parede e veja a mudança.

Sabes como resolver o problema do barulho no seu bairro. O vizinho simpático será simpático novamente e nunca mais terá problemas com a comunidade novamente. Certamente que não.

Afinal, ainda são vizinhos. Mas certamente teremos resolvido um dos pontos mais conflituosos. Agora liga o amplificador, liga a ficha e bate o volume, rockstar!

Deja una respuesta