Torne-se um especialista em decoração com a regra 80/20

especialista em decoração

Na decoração de interiores não há regras, pode decorar a sua casa como preferir. No entanto, a regra 80/20 é importante de seguir, uma vez que lhe permitirá ser muito mais eficaz com o seu orçamento. Neste artigo, queremos mostrar-lhe tudo o que há para saber sobre a regra 80/20 para que possa tornar-se num especialista em decoração.


Qual é a regra 80/20?

A regra 80/20 é muito simples! Basicamente significa que, quanto ao orçamento da decoração, 80% deve ser investido em elementos intemporais e com maior durabilidade. Os restantes 20%, devem ser destinados a elementos decorativos substituíveis, isto é, depedendo da estação e da decoração em voga.

Esta regra permite-nos renovar a nossa casa com muito mais facilidade e com um orçamento muito mais económico. Afinal, só precisamos de nos preocupar com apenas 20% de toda a casa.


Como pode tornar-se num especialista em decoração?

Decorar a nossa casa com a regra 80/20 é tão simples como saber investir bem em mobiliário importante. Para isso, vamos concentrar-nos:

  • Distinguir as partes mais importantes da casa.
  • Móveis essenciais.
  • Qualidade e o estilo dos móveis.


Cozinha e casa de banho

Se falarmos da casa como um todo, não há dúvida de que 80% do orçamento é suposto ir para estas duas divisões da casa. Tanto a cozinha como a casa de banho são essenciais de uma casa. Não é por acaso que, quando procuramos um imóvel para viver , queremos sempre ter em atenção estas áreas.

cozinha- especialista em decoração

Quando quiser fazer uma remodelação completa ou um projeto da sua nova casa, dê prioridade à casa de banho e à cozinha.

Crie uma casa de banho prática e acessível. Tenha especial atenção aos detalhes do chuveiro ou banheira e coloque um bom revestimento em azulejo ou pastilha para evitar o aparecimento de humidade.

Quando à cozinha, invista em materiais resistentes, com boa durabilidade e em eletrodomésticos de qualidade, de preferência com garantia.


O que é que consideramos 80/20 no resto da casa?

Há duas peças-chave para qualquer casa, nas quais devemos investir por uma questão de conforto: A sala de estar e os quartos, nomeadamente, o sofá e a cama. Tenha em consideração os principais aspetos na hora de escolher os elementos:

  • Materiais resistentes
  • Conforto e durabilidade
  • Cores e texturas neutras, fáceis de limpar.


Então, o que seria 20% da casa? Todos esses elementos meramente decorativos: fotografias, almofadas e lençóis, cobertas, cerâmica, entre outros.

regra 8/20 especialista em decoração

Com esta regra será muito mais simples, só precisa mudar esses pequenos elementos e pode perfeitamente dar outro aspeto à sua casa. A chave está numa base neutra e intemporal e a partir daí adicionar o toque pessoal.

Por isso, esqueça arriscar em sofás que dentro de um ano provavelmente irá odiar pois tem os restantes 20% da casa para inovar e ser criativo..

Deja una respuesta