Renda extra: saiba como transformar os seus imóveis em apartamentos turísticos

Transformar imóveis em apartamentos turísticos é uma excelente solução para quem procura investimentos e, consequentemente, um rendimento extra. Assim que popularizou-se o uso das plataformas como Airbnb, Booking e  Homeaway, comprar apartamentos para arrendar a turistas tornou-se uma prática muito comum em Portugal.

Por exemplo, há estimativas que mostram que o arrendamento de curta duração pode render ao proprietário em média 3.350 euros extras, portanto, mais do que um arrendamento comum.  Então, se pretende lançar-se nesta empreitada, confira os conselhos que separamos para que o investimento dê certo.

Os requisitos para os apartamentos turísticos

O primeiro passo para ter apartamentos turísticos é investir em imóveis sediados em zonas estratégicas de Portugal, por exemplo, Lisboa, Porto e Algarve, ainda mais se estiverem próximos a centros históricos.

 Entretanto, para que seja viável arrendar um imóvel a turistas, é necessário registrar o imóvel como estabelecimento de alojamento local. Trata-se de um regime que libera o imóvel para oferecer legalmente serviços de alojamento ou arrendamento temporário.

A saber, para fazer o registro como imóvel para uso turístico, é necessário abrir uma actividade nas Finanças e dirigir-se ao Balcão do Empreendedor, apresentando os seguintes documentos:

  • Cópia simples de identificação do titular
  • Termo de responsabilidade
  • Caderneta predial
  • Contrato de arrendamento

Feito isso, o próximo passo é criar uma conta no Airbnb (ou outra plataforma), informar o seu número de registro de alojamento local e preencher as informações sobre as características do seu apartamento.

4 conselhos para receber turistas no seu imóvel

Invista na decoração

Um diferencial dos apartamentos oferecidos em plataformas de aluguer por temporada é a decoração. Com a finalidade de atrair muitos viajantes, crie um ambiente acolhedor, mas, ao mesmo tempo com um design único. Invista em belos candeeiro, almofadas, tapetes, vasos, etc.

Faça boas fotos

Contrate fotógrafos profissionais para fazer boas imagens do seu imóvel e valorizar cada ângulo dele. Não esqueça de limpar e organizar a casa no dia da sessão. As fotos serão a apresentação do seu imóvel, portanto é essencial que ela desperte a vontade do viajante em hospedar-se na sua casa.

Lençol e toalhas

Se possui uma alta rotatividade de hóspedes, compre muitas roupas de cama e tolhas de boa qualidade. Invista em opções brancas e as mantenha muito limpas para oferecer a cada pessoa que arrendar o seu apartamento.

Utensílios de cozinha

Um elemento que os turistas que se hospedam em apartamentos particulares prezam é cozinha equipada. Por isso, deixe-a preparada com utensílios básicos, como copos, panelas, talheres, micro-ondas, cafeteira e qualquer outro elemento que a pessoa possa desfrutar em suas refeições.

Tipos de imóveis para investir

Apartamento T0 no Porto

Como uma excelente localização, este apartamento T0 no Porto já está configurado e decorado para receber turistas. Além disso, já possui registro de alojamento local. Ou seja, basta o interessado investir e, em seguida, colocá-lo para arrendar.

Apartamento T2 em Lisboa

Este apartamento T2 está situado no centro de Lisboa, perto de transporte público e comércios, dois factores que muitos turistas valorizam. Ao comprá-lo, poderá pensar numa decoração singular que atraia muito viajantes.

A fim de ganhar um renda extra, busca outras opções de imóveis para transformar em apartamentos turísticos? Conheça a carteira de imóveis da Housefy e conte com o auxílio de nossos especialistas imobiliários.

Deja una respuesta