Quero vender uma casa, por onde começo?

Existem proprietários que não têm dúvidas ao tomar a grande decisão de suas vidas e assumem rapidamente para si: “quero vender uma casa!”. Porém, a rapidez limita-se somente aí, justamente porque não sabem quais os primeiros passos a serem dados no processo de venda de um imóvel.

Se é um principiante no assunto, este artigo apresentará dicas para que se organize nas etapas iniciais do processo de venda de um imóvel.


6 dicas para quem quer vender uma casa

No mercado imobiliário, existem alguns procedimentos bastante acessíveis que ajudam a tornar o processo de venda mais tranquilo. Sabemos que a conclusão de uma compra depende de diversos factores, mas a organização desde a etapa inicial, com certeza, trabalhará ao seu favor.

Definir o preço de venda

Para qualquer proprietário que queira vender uma casa, determinar um valor justo é fundamental para concretizar (rápido) a transacção. Faça uma pesquisa de mercado e analise quais são os preços de imóveis à venda com características e localização semelhante ao seu.

Mas sempre seja realista! Há itens que valorizam ou depreciam um imóvel. Pense em dois apartamentos T2 situados num mesmo edifício, com a diferença que um possui a vista desafogada e o outro não. É fácil saber qual custará mais caro.

Uma maneira de chegar a um valor de venda adequado é utilizar uma ferramenta de avaliação de imóvel que, de forma online e gratuita, utiliza dados imobiliários da zona para dar uma estimativa de preço.

Por fim, nunca esqueça: o seu imóvel terá concorrência, e um valor fora de realidade limitará as propostas que receberá.

Organizar toda a documentação

Você não perderá nada ao reunir antecipadamente os documentos necessários para a venda. Na verdade, só terá a ganhar! Possuir de antemão todas certificações transmite mais confiança ao interessado ao comprovar que o imóvel está desimpedido, o que facilita o processo e a conclusão da venda. Alguns dos documentos obrigatórios, inclusive, podem ser emitidos online, como a Certidão de Registo Predial.

Contratar uma imobiliária

Deixe que um especialista cuide do processo de venda do seu imóvel. Com isso, evitará receber inúmeras de ligações. Até mesmo porque, como sabemos, muitas delas são feitas por interessados não qualificados, ou seja, sem condições reais de compra, ou então de corretores a tentar angariar o seu imóvel.

Dessa forma, a imobiliária cuidará de responder e-mails, atender chamadas, resolver questões burocráticas, agendar visitas, qualificar interessados e anunciar o seu imóvel de forma adequada nas plataformas certas.

Fazer reparos

Aqui, não lhe pedimos para fazer uma remodelação completa da sua casa, mas sim realizar pequenos reparos que estão ao seu alcance num sentido financeiro. Se as paredes estão mal cuidadas, vale a pena pintá-las para conferir um novo aspeto à casa. O mesmo vale a azulejos quebrados ou itens enferrujados, por exemplo. Nesta etapa, qualquer tipo de manutenção feito no seu imóvel será um investimento a ser agregado ao valor do imóvel.

Leitura recomendada: Como vender uma casa: 5 conselhos de especialistas 

Apresentar o seu imóvel

Muitas das pesquisas serão feitas pela internet, portanto anuncie o seu imóvel em portais conhecidos e faça com que eles tenham destaque máximo. O anúncio deve estar bem estruturado e organizado, com informações claras. Para isso, faça uma lista dos diferenciais da sua casa e coloque-as no texto publicitário.

Também tenha boas fotos. Escolha, no mínimo, 20 imagens que mostrem não somente a parte interna como também a vista, a garagem e outras áreas comuns.

Caso opte por uma imobiliária, é ela que ficará responsável pela etapa de marketing.

Definir horários de visitação

A restrição de horário do seu horário pode dificultar a venda. A maioria dos compradores prefere visitar o imóvel antes ou depois do expediente de trabalho, também aos finais de semana. Se for possível para si, é uma boa ideia aceitar visitas fora do horário comercial, em faixas de horário e dias específicos.

No caso da Housefy, oferecemos uma agenda online na qual o proprietário configura qual a sua disponibilidade para receber visitas. Sempre quando houver um interessado, ele agendará um dia e hora com base nas datas disponibilizadas.

Dica extra: o home staging

Nesta etapa inicial de organização para vender a sua casa, uma dica é basear-se na técnica de home staging. Trata-se de um conceito que foca na organização da casa para incentivar a compra.

Ao seguir esta técnica, deve despersonalizar a casa para que o futuro morador consiga enxergar-se vivendo no imóvel. Portanto, retire da vista fotos ou outro itens de decoração que sejam muito pessoal.

Outro grande conselho é diz respeito a livrar-se de toda a tralha, de forma que crie um ambiente muito mais livre e organizado.

Agora que sabe tudo sobre as primeiras etapas da venda do seu imóvel, conheça a Housefy e venda o seu apartamento sem as tradicionais comissões de agência.

Deja una respuesta