Crie o seu próprio Jardim em casa com a Housfy

jardm em casa

Cozinhar com vegetais e fruta 100% biológicos está a tornar-se cada vez mais complicado, e se encontrar uma boa loja de fruta, os preços sobem muito. Mas temos uma boa solução! Fazer o seu próprio jardim em casa. Pode parecer um pouco avassalador e complicado se morar na cidade, mas com estes passos simples, pode começar a cultivar a sua comida ainda hoje.

Como começar a cultivar um jardim em casa?

Vamos falar passo a passo sobre como cultivar o seu jardim sem ficar sobrecarregado e tendo em conta os elementos principais.

O espaço

Esta será o conceito principal, encontrar um espaço para começar com o seu jardim em casa. Portanto, isso vai depender de vários fatores que vão influenciar a escolha do espaço e design:

  • Tamanho da casa.
  • Luz natural
  • Zona exterior ou interior.

A coisa mais importante será sempre a luz natural, é essencial para que suas plantas sobrevivam, sem luz o seu jardim em casa vai durar pouco tempo. Uma vez encontrado um bom lugar onde eles podem receber luz suficiente, é hora de avaliar o espaço. Caso tenha pouco espaço, pode optar por jardins verticais, são uma ótima maneira de aproveitar o espaço, além de um bom design para a parede.

Se tem espaço, está com sorte! Porque há um número infinito de culturas à escolha. Este será o nosso segundo passo: escolher as plantas que quer cultivar.

Que culturas escolher para o meu jardim?

plantas em casa

Um jardim doméstico não tem de ter muitas limitações quando se trata de culturas, mas é verdade que terá de ver que ver quais são os mais adequados, tendo em conta o seu nível de experiência e do espaço que possui.

No caso de escolher um jardim vertical, deve ter em mente que vegetais maiores, como tomates ou pimentos, não vai poder cultivá-los.

Se você tem espaço, comece com plantas que são fáceis de cuidar e que goste. Alguns exemplos seriam: tomates, alface, beringelas, ervas aromáticas, morangos, etc. Há uma grande variedade para escolher e não são muito complicados para cuidar.

Recipiente: Os recipientes dependerão das plantas que você escolheu, do espaço que você tem e da irrigação. Existem 4 tipos de recipientes: plantadores verticais, vasos, plantadores e mesas de cultivo.

Vasos: São a melhor opção para iniciantes, pois não ocupam muito espaço e não são muito caros. Também têm a vantagem de poder cultivar o seu jardim pouco a pouco e separadamente. A única desvantagem é que terá de estar mais atento à rega, uma vez que é mais difícil automatizar.


Mesas de cultivo: São uma ótima opção para quem tem um terraço ou jardim, já que ocupam espaço suficiente. São muito confortáveis, uma óptima opção para regar plantas e permitem-lhe ter um maior número de culturas.

Plantadores verticais: São um elemento decorativo perfeito e não precisas de muito espaço, mas não tens muitas opções para crescer.

Dicas para o seu jardim caseiro

  • Saiba mais sobre as frutas e legumes da época.
  • Há plantas e frutos que precisam de cuidados diferentes.
  • Certifique-se de que eles têm a água necessária, você pode optar por rega automática, é muito mais confortável.
  • Escolha a terra de acordo com as necessidades das culturas.


Agora já sabes o básico para começar a construir o teu jardim em casa. Já pode começar a cultivar seus próprios vegetais e plantas aromáticas, eles vão permitir que você crie pratos muito mais ricos e mais deliciosos. Você também pode dizer orgulhosamente que o criou 100%. Então, sabes, começa a procurar um bom lugar para começar o teu jardim caseiro.

Deja una respuesta