Comprar uma casa: sozinha ou como casal ?

A sociedade está a mudar, está a desenvolver-se continuamente e cada vez mais pessoas decidem comprar a sua própria casa. Esse facto deve-se a inúmeros fatores. Como por exemplo a diminuição de casamentos, a moda dos solteiros e o atraso da idade da maternidade. Estas situações dão a possibilidade de poupar e, deste modo, conseguir pagar uma casa.

Por outro lado, há pessoas que preferem viver como um casal. Sabemos que viver juntos é uma boa maneira de fortalecer e unir a relação, embora também possa tornar-se um problema real.

Cada um de nós tem uma situação pessoal distinta e maneiras de pensar diferentes. É por isso que, antes de tomar a decisão final, deverá refletir e pensar no que é melhor para si, tanto como indivíduo como para o bem-estar das pessoas à sua volta. Estamos conscientes de que esta situação é complicada e envolve alguns riscos e receios, por isso mostramos-lhe algumas vantagens para o ajudar a escolher a opção mais acertada!

Comprar como casal

Antes de comprar uma casa com o seu parceiro, deve estar ciente das seguintes circunstâncias:

  • Ao assinar a venda, deve ter em mente que o notário concederá 50% do imóvel a cada proprietário. Se for avisado do contrário, um dos dois pagará mais do que o outro (seja por ter um estatuto mais alto ou um salário mais elevado, etc). Ambas as partes serão responsáveis pela hipoteca total, mesmo que um dos membros tenha uma parte menor da casa.
  • Se o amor termina e o casal se separa, poderão acordar um preço para o imóvel e um dos dois pagar o restante montante em troca de manter a habitação. Se não chegarem a acordo sobre o preço, é utilizada uma avaliação ou venda. Se ninguém quiser mantê-lo, o mais normal é colocá-lo à venda e com o que foi obtido cancelar a hipoteca. Uma vez que a dívida tenha sido paga ao banco, se sobrar dinheiro, este será distribuído de acordo com a percentagem atribuída pelo notário a cada um dos proprietários.

Comprar sozinha

Embora comprar uma casa por conta própria seja mais complicado, tem muitos benefícios. A começar pelas decisões sobre a casa, todas elas serão tomadas inteiramente por si. Como exemplo, a distribuição da mobília, a decoração, além dos gastos de eletricidade, gás e água. É você que cuida e administra os gastos da habitação.

Além disso, pode convidar alguém para viver, condicionado pelas regras e funcionamento que decidir implementar na casa. Acima de tudo, a independência e o facto de comprar uma casa sozinha é uma grande conquista.

Significa assumir responsabilidades, mas também significa um grande sentido de liberdade que reforça a saúde emocional, a autoestima e a autonomia.

Sabemos que comprar uma casa é uma decisão difícil. Quando se trata desta decisão, a questão torna-se ainda mais complicada. Com este artigo esperamos tê-lo ajudado a resolver as suas dúvidas e encorajá-lo a dar o grande passo, sozinho ou com o seu parceiro.

Deja una respuesta