Comprar uma casa de madeira é uma boa opção?

comprar casa de madeira

Cada vez mais ouvimos falar sobre casas de madeira. A verdade é que é são uma tendência na construção, além de terem grandes vantagens para o meio ambiente. Se está a pensar comprar uma casa de madeira, antes de tudo, precisa de saber o que deve ter em conta para escolher a melhor opção.

Porquê comprar uma casa de madeira?

Há muitas razões pelas quais deve escolher comprar uma casa de madeira, desde a mais prática até a mais económica, vamos vê-las!

Comprar uma casa de madeira: meio ambiente

A grande vantagem de usar madeira na construção de uma casa é um material ecológico e biodegradável, não é tóxico para o meio ambiente.

Temos de ter em conta o elemento do abate de árvores, é uma das controvérsias existentes sobre as casas de madeira, porque é um material ecológico, mas para o obter é necessário abater muitas árvores.

A desflorestação é um problema grave, mas as técnicas florestais são utilizadas para garantir a existência de um abate sustentável para a natureza. E é daí que vem o material para casas de madeira, é perfeito? Não, mas as opções alternativas de materiais para a construção de casas podem garantir que sejam muito piores.

Investimento a longo prazo

Comprar uma casa de madeira pode ser caro, mas também é verdade que é um investimento. Porque a madeira é um grande isolante térmico e acústico, permite uma elevada eficiência energética. Em outras palavras, irá poupar muito dinheiro em contas no final do mês, e a longo prazo o grande pagamento inicial será esquecido e mais do que compensado.

Além disso, é um material muito resistente, muito mais do que betão. Enquanto o segundo começa a deteriorar-se a partir dos 40 anos, ainda com casas de madeira de 700 anos. Na Suíça ainda existe uma casa construída em 1287, feita de madeira local. Existem duas opções: ou estamos a falar de madeira com propriedades mágicas ou, na verdade, a madeira é um material muito resistente.

O mito da madeira e do fogo

Não nos enganemos, a madeira é um material inflamável, mas não se trata tanto de saber se arde, mas sim de como arde. Por outras palavras, mesmo que seja um material que possa ser queimado, é um dos que melhor resistiriam a um incêndio e o que seria mais fácil de extinguir. Além disso, a sua grande vantagem sobre outros materiais é que não liberta gases tóxicos.

O que devemos ter em conta?

Agora que sabemos todas as razões para comprar uma casa de madeira, vamos ver alguns dos pontos que terá que levar em conta para começar com os procedimentos da casa.

  • As regras para comprar casa de madeira, são consideradas imóveis, por isso devem seguir as regras. Você só pode estar localizado em terreno para desenvolvimento, siga o LOE e o Código Técnico da Edificação.
  • O processo de construção da casa é inferior a meio ano, enquanto que o de uma casa tradicional pode durar no mínimo 2 anos.
  • Escolha bem os materiais, existem muitos tipos de madeira, não tente reduzir os custos com o produto, porque como dissemos muitas vezes barato é caro. Quanto melhor o material, melhor a qualidade e a durabilidade.
  • O design da casa é muito versátil, mas você terá que levar em conta a terra e o material.


Na Housefy, temos um amplo portfólio de casas à venda para que você possa escolher a melhor opção para você. Não hesite em contactar a nossa equipa de peritos imobiliários para obter o melhor serviço.

Deja una respuesta