Como encontrar um Estúdio para alugar?

A procura de um estúdio para alugar pode ser sobretudo um período lento e tedioso, especialmente em grandes cidades como Lisboa e Porto. É por isso que queremos dar-lhe alguns conselhos sobre os passos que deve seguir para encontrar um bom estúdio.


Passos a seguir para encontrar um Estúdio

Passo 1: Saber o que procura

Este é um passo fundamental, para ter claro o que quer encontrar irá ajudá-lo a otimizar a procura.

  • A zona que pretende morar.
  • Características importantes que deve ter.
  • Número de quartos.
  • A distribuição do espaço.
  • Para alugar ou comprar. Talvez por causa da situação em que se encontra é melhor comprar uma casa do que alugar, é uma decisão pessoal que terá de avaliar muito bem. Mas pode ser uma boa altura para dar o passo e tornar-se proprietário.

Passo 2: Preço que está disposto a pagar

Pense no dinheiro que poderá gastar num mês de renda. Não deverá exceder mais de 30% do seu salário. Além disso, tenha também em conta as despesas mensais, tais como electricidade, água, alimentos e outras que possam surgir.

Passo 3: Mobiliado ou não mobilado

Se preferir mobiliado ou não mobiliado é uma das decisões que deve considerar ao procurar um estúdio para alugar. Lembre-se que existe uma série de vantagens e desvantagens em relação a este assunto. Veja agora muito rapidamente:

Aluguer de um Estúdio mobiliado

  • Permite-lhe poupar o dinheiro do mobiliário de toda a casa, além disso será capaz de começar a viver no imediato, visto que o mobiliário principal está assegurado. É uma boa decisão para aqueles que querem estabelecer-se por um curto período de tempo.
  • Por outro lado, terá que ter cuidado para não danificar a mobília já que pode correr o risco de ficar sem o depósito.

ALUGUER DE UM ESTÚDIO não mobiliado

  • Se optar por um apartamento sem mobília, tem a liberdade de personalizá-lo à sua maneira. Outra coisa a ter em mente é que, mesmo que tenha de fazer um investimento maior, a mobília é sua e pode levá-la para a próxima casa.

No entanto, a grande desvantagem é o investimento que pode significar mobilar além das despesas. Os primeiros meses são sempre os mais dispendiosos.

Passo 4: A Procura

Pode optar por escolher duas opções ao procurar um estúdio para alugar:

  • De particular para particular, ao pesquisar através de diferentes portais imobiliários.
  • Através de uma agência imobiliária, onde vai ajudá-lo com todas as formalidades até encontrar a habitação.

Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens, é uma questão de investigar e ver o que é melhor para a sua situação.

Passo 5: Encontre o seu apartamento

  • Depois de encontrar a habitação pretendida, é hora de pensar na papelada e na documentação. É importante examinar cuidadosamente todas as cláusulas e compará-las com a lei de arrendamentos urbanos. Isto porque um contrato vinculativo tem a obrigação de permanecer pelo período estabelecido a partir do momento da assinatura.
  • Este contrato deve conter todos os pontos, condições e obrigações tanto do inquilino como do senhorio. É importante que tudo seja estabelecido por escrito e assinado por ambas as partes para que não haja surpresas mais tarde.

Em suma, ao seguir estes passos vai estar mais do que pronto para encontrar um bom estúdio para alugar. Contudo, caso hesite ao comprar um imóvel, entre em contacto com nossa equipa de especialistas da Housefy. Temos todo o prazer em ajudá-lo.

Deja una respuesta