Casa de campo: saiba mais sobre essa modalidade de Turismo no Espaço Rural

Uma das vantagens de investir numa casa de campo é a possibilidade transformá-la em um espaço de turismo rural. Diferentemente de outras modalidades, como o turismo de praia ou de zona urbana, o turismo no espaço rural proporciona que os viajantes tenham experiências relacionadas ao modo de vida do campo, experimentando as práticas, os valores e as tradições culturais dessas sociedades.

Em Portugal, o conceito de Turismo no Espaço Rural (TER) refere-se a uma série de modalidades: turismo de habitação, turismo rural, turismo de aldeia, agroturismo e casa de campo. Neste texto, vamos deter-nos nesta última modalidade.

A casa de campo é definida como um moradia particular ou de abrigo que preste serviço de hospedagem em zonas rurais. Este tipo de alojamento, pelas suas características e materiais de construção, deve integrar-se ao ambiente rústico e à arquitectura típica da zona onde se situa. Para caracterizar-se como moradia de campo, não deve possuir mais de 15 unidades de alojamento destinadas a hóspedes.

De acordo com o relatório Estatísticas do Turismo de 2018, publicado pelo Instituto Nacional de Estatísticas, até julho daquele ano, estavam em actividade 1.469 estabelecimentos de turismo no espaço rural, registando um total de 848,7 mil hóspedes, o que proporcionou 1,8 milhões de dormidas. Do total de empreendimentos rurais, a modalidade de casas de campo foram a mais representada, com um total de 810 empreendimentos, algo como 55,1% do total de estabelecimentos deste segmento de alojamento.

As regiões mais procuradas pelos visitantes estão no Norte, que reuniu 30,1% das dormidas, seguida pelo Alentejo, representando 24,3% das dormidas, por fim, o Centro, com 21,7% das dormidas. As moradias de campo foram a modalidade com o maior número de dormidas, 43,1% do total.

Estes dados apontam que as casas de campo estão consolidadas como uma excelente opção para viajantes que procuram descobrir belas paisagens rurais, desfrutar da cultura e da gastronomia de Portugal.

Como abrir uma casa rural

Após analisar os dados acima, estamos seguros de que o negócio de alojamento rural lhe pareceu interessante. Para investir neste tipo de estabelecimento é necessário seguir uma série de reomendações para que possa oferecer um serviço de qualidade aos hóspedes. Retiramos as dicas abaixo do Guia de Boas práticas de Turismo de Habitação e de Turismo no Espaço Rural.

Localização

O local onde se situa a casa de campo é a vantagem competitiva de uma hospedagem rural. Aqui, o desafio é aliar a escolha de uma área sossegada, mas que ainda seja bem conectada para receber os turistas. Lembre-se que a estrutura deve ter reunir todos os requisitos estruturais e de acolhimento para que a experiência seja memorável. Também, como proprietário deste tipo de empreendimento, é sua responsabilidade conhecer o território, identificar as actividades turísticas que serão oferecidas ao turista e montar uma rede de parceiros locais.

Requisitos legais

Para transformar uma moradia em hospedagem, ela estar inscrito no Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNER). O pedido é feito na Câmara Municipal competente mediante a apresentação de alguns documentos, como fichas que comprovem a titularidade, certificação energética, ficha de elementos estatísticos, etc. Após a entrega do requerimento, a concessão de autorização tem um prazo de 10 dias. Quando não há determinação de vistoria, o prazo será de 5 dias úteis.

Marketing

O sucesso do seu empreendimento dependerá da forma com que irá publicitá-lo. É importante que o marketing esteja atrelado à ruralidade do lugar, valorizando a fauna e flora, bem como a tradicionalidade do alojamento. Em todos a comunicação (site, redes sociais, folhetos e anúncios), mostre o que a sua casa tem de melhor, da arquitectura à decoração; dos serviços turísticos às paisagens tradicionais. A autenticidade do seu alojamento e da sua localização devem sempre estar em destaque.

3 belas empreendimentos de campo em Portugal

Lugar das Letras

Situada nos Gouvães do Douto, a casa Lugar das Letras é uma acolhedora hospedagem com amplas janelas e vista desafogada paro horizonte.

Vale do Grou Natura

Uma aconchegante casa de campo perto de Óbidos, com terraço e jardim.

Casa da Padaria

Localizada na Serra do Açor, A Casa da Padaria destaca-se pela paisagem única e pela atmosfera acolhedora.

Moradias rurais à venda

Quinta de Sá

Esta incrível casa T6 está a apenas 6 minutos do centro do Porto. Trata-se de uma moradia que une os elementos rurais à presença urbana.

Casa em Santarém

Com 800 m², esta casa está a 30 minutos de Lisboa e perto das praias Nazaré e Peniche.

Se busca investir num imóvel, não deixe de conferir os imóveis à venda pela Housefy.

Deja una respuesta