5 casas de arquitetos famosos espalhadas pelo mundo

Há construções que são verdadeiras obras de arte em forma de casa. Tratam-se das casas de arquitetos famosos, grandes profissionais responsáveis por quebrar paradigmas ao transformar projetos em construções icónicas.

Tais propriedades estão distribuídas pelo mundo, em diferentes formatos, estilo e técnica. Mesmo após muito tempo desde a construção delas, continuam recebendo reconhecimento internacional. Além disso, ano após ano, servem de referência e inspiração para profissionais de todo o mundo.  

Certamente você conhece uma casa icónica, mas, se não, conheça algumas casas de arquitetos famosos que reunimos abaixo.

Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza Vieira

Um dos primeiros projetos do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, a Casa de Chá Boa Nova está construída sobre rochas com uma vista deslumbrante do mar.

O imóvel foi construído com a finalidade de direcionar o olhar do visitante ao mar. Não é por acaso que o arquiteto criou aberturas nas paredes de forma a colocar a paisagem natural de uma maneira emoldurada.

Hoje a casa é sede de um restaurante e está classificada como Monumento Nacional.

Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer

Reprodução / Pinterest

Situada no Rio de Janeiro, a Casa das Canoas foi projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em 1951 com o intuito de ser a moradia da sua família.

Considerada um exemplo de construção moderna, a Casa das Canoas une o estilo arquitetónico minimalista ao orgânico.

Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright

A Casa da Cascada foi projetada pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright na Pensilvânia, Estados Unidos, em 1937.

Situada num terreno em meio à floresta, este imóvel foi construído em três níveis e é considerado um exemplo de construção naturalista. Além de usar materiais naturais, como, por exemplo, madeira, pedra e tijolo, o arquitecto integrou o exterior à parte interna, destacando a vista da cachoeira.

 Villa Savoye, de Le Corbusier

Uma das mais conhecidas casas de arquitetos famosos, a Villa Savoye foi pensada como uma moradia de verão para uma família nos arredores da cidade francesa de Poissy. Entretanto, ficou inutilizada e abandonada durante anos até o governo francês, posteriormente, transformá-la numa casa-museu.

Do arquiteto franco-suiço Le Corbusier, o imóvel é considerado um dos 100 edifícios mais marcantes do século XX. Foi construída empregando os cinco conceitos-chave do arquiteto: telhado plano, terreno livre, fachada livre, janela longitudinal, construção elevada.

Casa de Papel, de Shigeru Ban

Com o propósito de construir casas em lugares que necessitem de construções rápidas frente a catástrofes, o arquiteto japonês Shigeru Ban desenvolveu casas de papel.

Só para exemplificar, o imóvel que ilustramos acima está situado em Yamanashi, no Japão, e foi construído com 110 tubos de papel de 2,7 metros de altura e 27,5 centímetros de diâmetro, distribuídos em uma planta quadrada com 10 metros de lado.

Está em busca de imóveis à venda? Use a ferramenta de pesquisa da Housefy para encontrar casas com os melhores preços do mercado.

Deja una respuesta