Benefícios de Manter Animais de Estimação em Casa

Hoje decidimos fazer um artigo dedicado aos animais de estimação e a todos os benefícios que eles nos trazem no nosso dia-a-dia.

Benefícios de ter animais de estimação em casa

Muitos estudos têm provado os grandes benefícios de ter animais de estimação em casa. Nomeadamente, desde ajudar os donos a criar uma rotina diária até benefícios em termos de saúde física e mental.

Manter animais de estimação ajuda-o a assumir responsabilidade

Ter um animal de estimação não é um disparate, significa um grande nível de responsabilidade pois tem que cuidar de outro ser vivo. Por isso, vai ter que alimentá-lo, dar-lhe banho, levá-lo a passear, brincar com ele… Mas toda a alegria que ele traz para casa compensa tudo isso! Porque assim como você cuida dele, ele cuida de si.

Reduz o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade são a grande doença do século XXI. São perturbações muito recorrentes na sociedade em que vivemos. Estamos sempre em constante movimento e os empregos absorvem grande parte do nosso dia. Ter animais de estimação ajuda em muito a lidar com estes problemas. Portanto, pode brincar e mimá-los a vontade como forma de aliviar o stress, relaxar e perceber que são, sem dúvida, a melhor companhia.

O sedentarismo acabou

Assim como o stress e a ansiedade, a vida sedentária é outro problema grave. Passamos 9 horas no trabalho sentados numa cadeira e, quando voltamos para casa, não temos mais vontade de fazer nada, porque precisamos descansar. Mas quando tem animais de estimação, já tem a obrigação de levá-los a passear e a brincar. Assim, o seu estilo de vida sedentário ao poucos vai desaparecendo.

Solidão e auto-estima

A nível social, um animal pode ajudar-nos muito. São animais maravilhosos, cheios de amor e lealdade, são grandes criaturas que nos enchem de alegria diariamente. Um animal vai amar-nos incondicionalmente, vai ser sempre feliz quando chegarmos a casa depois de um longo dia de trabalho e vai dar-nos uma grande receção. Toda esta alegria e amor farão com que não se sinta mais sozinho e aumentará a sua autoestima.

Animais de estimação e benefícios para a saúde

Animais de estimação, especialmente cães, são grandes ajudantes para pessoas cegas, pessoas com problemas de epilepsia, diabéticos, pessoas com défice de atenção e pessoas com autismo. Os cães são ótimos guias e ajudantes para estas pessoas, tornam o seu dia a dia mais fácil e são como os nossos pequenos super-heróis caninos.

Deja una respuesta