Agora é um bom momento para comprar um apartamento?

A pergunta que muitos colocam com a entrada de 2020. É um bom momento para comprar um apartamento? É melhor optar por aluguer? Até quando teremos este aumento de preços?

Não é fácil decidir mas a verdade é que sai mais barato mensalmente comprar do que pagar uma renda. E, o mais importante, não é necessário ter um grande ordenado para comprar um apartamento.

Além disso, alguns bancos podem financiar a compra a 100% em tempos pré-crise, embora afirmam que desta vez tomaram as medidas necessárias para não repetir mais erros.

O ano 2019 é um bom momento para comprar um apartamento

Sem mais rodeios, a resposta à pergunta que intitula o artigo é SIM. Pelo menos por agora, embora se nos perguntar por um futuro a médio ou longo prazo não saberíamos responder com tanta clareza.

Porquê? Porque os preços em cidades como Lisboa ou Porto atingirão um pico em 2020. O que poderá gerar uma estagnação e inclusive uma pequena descida nos preços.

Será um bom momento para comprar então? Provavelmente sim, mas não tão bom como agora.

Renda de Aluguer mais cara

Em contrapartida, os alugueres continuam a subir nas grandes cidades devido à falta de oferta face à grande procura, o que faz com que muita gente opte por comprar.

Para quê pagar 500€ por uma habitação alugada se por 600€ pode comprar um apartamento só para si? As rendas nas grandes cidades aumentaram ainda mais os preços do aluguer em geral. Embora em algumas zonas tenha havido uma determinada moderação nos preços, os bairros mais procurados continuam a aumentar.

Crescimento em cidades secundárias

Por outro lado, em 2020, como mencionámos anteriormente, os preços irão estagnar e inclusive poderão baixar, no entanto, nas cidades das áreas metropolitanas de Lisboa ou Porto ou em cidades não tão grandes como Braga a demanda e os preços irão subir.

Nestas cidades, é um bom momento para comprar, já que em breve irão começar a subir os preços sabe-se lá até quando. É verdade que comprar um apartamento acarreta sempre fatores de risco e pode resultar em dores de cabeça. Contudo, perante a situação das rendas, à priori, parece muito mais viável e rentável comprar um prédio do que alugar, ainda mais em cidades metropolitanas que a longo prazo não irão desvalorizar.

Deja una respuesta